20/03/2019

Os Verdes exigem esclarecimentos sobre o Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes entregou, na Assembleia Municipal, um requerimento em que questiona a CML sobre o Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros.

REQUERIMENTO:

O Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa estava instalado em Carnide, junto ao Centro Comercial Colombo, tendo sido inaugurado em 2003 mas apenas aberto ao público em 2007. Até essa data, o espólio estava disperso por vários quartéis,

Este Museu tinha as devidas condições para exposições permanentes e temporárias, auditório, espaço de animação infanto-juvenil e centro de documentação, entre outros espaços, e o objectivo era dinamizar-se e procurar atrair cada vez mais visitantes.

Em 2015, o Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros, assim como o quartel de Carnide, o então mais moderno e caro quartel da cidade, foram demolidos devido à expansão do Hospital da Luz, que além deste terrenos beneficiou ainda de um Plano de Pormenor elaborado à medida dos seus interesses. 

E a autarquia tomou esta decisão sem acautelar qualquer alternativa. Hoje, o seu espólio está dividido em vários espaços: no quartel de Marvila, no cais da Matinha, que não apresenta as mínimas condições, uma parte está no Arquivo Municipal que, por sinal, também tem futuro incerto, e algumas viaturas e equipamento de combate a incêndios - o equivalente a 10%, 15% dos artigos do museu – está no Museu dos Coches, a propósito de uma exposição inaugurada em 2016, algo que seria temporário. 

Entretanto, a CML informou que o Museu dos Bombeiros vai ser construído nas instalações da Carris em Santo Amaro, adiantando que o edifício já existe, mas carece de algumas intervenções de adaptação.

A este propósito, relembramos que, em Outubro de 2018, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou uma recomendação do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes Os Verdes, em que um dos pontos propunha precisamente que a CML disponibilizasse um espaço digno e com as condições adequadas para instalar o Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros.


No entanto, e apesar do anúncio por parte da CML, a verdade é que, neste momento, não se sabe se o edifício nas instalações da Carris em Santo Amaro vai reunir as condições adequadas, nem se conhece o projecto ou se a intenção é manter todo o acervo reunido. 

Assim, ao abrigo da al. g) do artº. 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1. Qual a área do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros que estava instalado em Carnide?

2. Qual a área do edifício nas instalações da Carris em Santo Amaro, previsto para a instalação do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros? 

3. É ou não intenção da CML manter todo o acervo do Museu reunido no mesmo espaço?

Requer-se ainda, nos termos regimentais aplicáveis, que nos seja igualmente facultado: 

- O projecto para a instalação do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

- O estudo que esteve na origem da decisão de instalação do Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa na estação da Carris de Santo Amaro.

Sem comentários: