O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes entregou, na Assembleia Municipal, um requerimento em que questiona a CML relativamente ao abandono de animais devido à pandemia de COVID-19.
REQUERIMENTO:
No contexto actual que vivemos devido à pandemia de COVID-19, a sociedade foi confrontada com várias alterações. Um dos fenómenos a que se tem assistido é o aumento do abandono de animais, que tem sido objecto de preocupação por parte de várias associações de defesa do bem-estar animal e de discussão em vários órgãos de comunicação social.
Segundo a CML anunciou, a Casa dos Animais de Lisboa passou a ter novas regras no âmbito do plano de contingência da COVID-19, designadamente a recolha de animais na via pública ficar limitada a cadáveres, animais acidentados com sinais evidentes de doença e animais agressores.
Neste contexto, importa salientar que a Organização Mundial de Saúde Animal tem vindo a esclarecer que não há evidências que os animais de estimação transmitam ou propaguem a COVID-19. Ou seja, esta doença provocada pelo novo coronavírus, apesar de ter origem animal, propaga-se entre humanos. Importa, pois, continuar a informar e a esclarecer as pessoas para que esta pandemia não seja um motivo para abandonar os animais.
Acresce ainda o facto de esta crise poder ter efeitos económicos graves, devido à redução de rendimentos e até a despedimentos, o que, pelo agravamento das condições de vida, poderá também ser um factor potenciador do abandono.
Face ao exposto, Os Verdes entendem que qualquer situação que possa levar ao abandono de animais deve merecer uma intervenção imediata por parte da CML, a par das acções que a autarquia tem vindo a desenvolver, nomeadamente de apoio a associações de proteção animal.
Assim, ao abrigo da alínea g) do artº. 15º, conjugada com o nº 2 do artº. 73º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:
1. A CML tem em curso, ou prevê ter, campanhas de informação e sensibilização para o não abandono de animais no âmbito da pandemia de COVID-19?
2. Que outras medidas pondera a CML implementar no sentido de sensibilizar para que o abandono de animais não aumente durante este período?
3. Que alternativas e que acompanhamento está ser dado aos animais abandonados?
4. Que medidas foram também implementadas a nível da alimentação e do controlo das colónias de gatos?
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Lisboa, 22 de Abril de 2020
Sem comentários:
Enviar um comentário