A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) 1, promoveu ontem, domingo, uma iniciativa visando promover a utilização da bicicleta, organizando um passeio pela cidade de Lisboa que partiu do Príncipe Real em direcção ao Padrão dos Descobrimentos e terminou no Largo do Carmo.
Como um dos candidatos à CML aproveitou para participar, a FPCUB aproveitou a sua presença para lhe entregar um conjunto de propostas com vista à melhoria das condições de utilização da bicicleta, incluindo a criação de ciclovias, de espaços cobertos para guardar as bicicletas em todos os prédios novos e parques de estacionamento para bicicletas.
O candidato destacou então que, para que as pessoas deixem os carros em casa e utilizem mais os transportes públicos, é necessário criar mais estacionamento e novos corredores de autocarro, mas sobretudo tem que haver “outra forma das pessoas se relacionarem com a cidade”. Salientou ainda que “com uma frente Tejo assim é uma tentação enorme imaginar uma ciclovia de Belém até ao Parque das Nações”, tendo defendido ser “necessário estudar alternativas” de transporte à utilização de automóvel, e afirmando que “há um conjunto de medidas que têm que ser tomadas (para diminuir a utilização de automóvel), desde logo porque Lisboa é a segunda cidade europeia com piores índices de qualidade de ar” 2.
Poluição atmosférica, ciclovias e estacionamento para bicicletas? Até aqui tudo bem, mas… onde é que já ouvimos isto tudo?
1. Ver www.fpcub.pt/portal e ver também www.voudebicicleta.eu/WordPress
2. Ver http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=37682 e www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=817004&div_id=291
3. Ver http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=20&Itemid=36&limit=9&limitstart=9
O candidato destacou então que, para que as pessoas deixem os carros em casa e utilizem mais os transportes públicos, é necessário criar mais estacionamento e novos corredores de autocarro, mas sobretudo tem que haver “outra forma das pessoas se relacionarem com a cidade”. Salientou ainda que “com uma frente Tejo assim é uma tentação enorme imaginar uma ciclovia de Belém até ao Parque das Nações”, tendo defendido ser “necessário estudar alternativas” de transporte à utilização de automóvel, e afirmando que “há um conjunto de medidas que têm que ser tomadas (para diminuir a utilização de automóvel), desde logo porque Lisboa é a segunda cidade europeia com piores índices de qualidade de ar” 2.
Poluição atmosférica, ciclovias e estacionamento para bicicletas? Até aqui tudo bem, mas… onde é que já ouvimos isto tudo?
Entre outros exemplos, em 26 de Setembro e em 21 de Novembro do ano passado, o Partido Ecologista “Os Verdes” apresentou na Assembleia Municipal de Lisboa três Recomendações, uma sobre “Ciclovias e percursos pedonais”, uma sobre “Parqueamento de bicicletas” e outra sobre os “Níveis de ozono” na cidade. Todas foram aprovadas por Unanimidade 3.
Bem, assim é fácil qualquer candidato fazer um (pré-)programa eleitoral. Basta pegar nas moções já apresentadas por outros e aprovadas por todos os partidos e dizer: ‘eu’ tive uma ideia… alternativa.
Bem, assim é fácil qualquer candidato fazer um (pré-)programa eleitoral. Basta pegar nas moções já apresentadas por outros e aprovadas por todos os partidos e dizer: ‘eu’ tive uma ideia… alternativa.
1. Ver www.fpcub.pt/portal e ver também www.voudebicicleta.eu/WordPress
2. Ver http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=37682 e www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=817004&div_id=291
3. Ver http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=20&Itemid=36&limit=9&limitstart=9
Sem comentários:
Enviar um comentário