07/06/2007

Eficiência energética

A aposta na poupança da energia constitui o primeiro passo que deve ser dado no sentido da eficiência energética. O excesso de consumo causado por necessidades muitas vezes criadas e incentivadas por interesses económicos, gerando desperdícios negligentes, constitui cerca de 10% da factura energética no sector doméstico. O consumidor assume assim um papel chave para a eficiência energética. A negligência relativa ao uso incorrecto da energia e a falta de conhecimento tem, actualmente, implicações a nível ambiental que são graves demais para serem ignoradas.
Nesta perspectiva, a Quercus e a EDP decidiram no passado dia 29 de Maio, Dia Mundial da Energia, apresentar em Portugal a ferramenta ‘TopTen’ (já existente noutros países europeus) - que pretende orientar o consumidor na escolha de diversos equipamentos, colocando a eficiência energética como critério de selecção fundamental para a aquisição. Esta iniciativa, que pretende demonstrar de que forma os consumos domésticos influenciam as alterações climáticas, e o que cada consumidor pode fazer para melhorar o seu desempenho ambiental, insere-se numa outra de âmbito europeu 1.
A Quercus comprometeu-se ainda a divulgar um inquérito realizado em todo o país que envolveu visitas às grandes superfícies e retalhistas onde se procurou averiguar, para os diferentes electrodomésticos, quais as classes de eficiência energética oferecidas para venda. Recorde-se que a Associação acompanhava já, no seio das famílias, o programa EcoCasa - Casa Virtual de Energia, que pretende tornar a casa mais eficiente ao nível do consumo de energia.

Sem comentários: