20/03/2018

Os Verdes defendem a manutenção da gestão pública do Teatro Maria Matos

O PS de Lisboa recusa manter uma gestão pública do Teatro Maria Matos, o que representa uma inversão de valores nas opções do executivo para uma política cultural do Município, contrariando uma recomendação do Partido Ecologista Os Verdes em defesa daquele teatro e para que fossem tidos em consideração os vários contributos dos agentes culturais, dos seus trabalhadores e dos munícipes.

Fica evidente a intenção do executivo camarário em concessionar a uma entidade privada a gestão deste teatro municipal, sem qualquer explicação lógica ou estudo que fundamente esta decisão, a não ser o favorecimento dos privados, constituindo mais um exemplo do esvaziamento do pelouro da Cultura que se tem registado nos últimos anos e que é fundamental reverter. Acresce a este facto a forma como esta medida foi apresentada, o facto de não constar em qualquer documento estratégico para 2018 e nem ser antecedida de qualquer debate público.


Os Verdes reconhecem que o Teatro Maria Matos tem funcionado bem, em que criou dinâmicas e públicos, com uma programação coesa, que tem coexistindo com a programação dos restantes teatros, e que nos últimos anos tem tido investimentos consideráveis em termos de formação, de aquisição de equipamentos, de obras de requalificação, sendo o único “Teatro Verde” da cidade. Pelo que não é justificável que a CML se demita das suas funções em prol da cedência deste equipamento cultural a privados, abdicando da programação cultural e gestão directa do Teatro Maria de Matos.

Sem comentários: