09/03/2018

Os Verdes exigem esclarecimentos sobre o Jardim e Miradouro do Torel

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes entregou, na Assembleia Municipal, um requerimento em que questiona a CML sobre o Jardim e Miradouro do Torel.
REQUERIMENTO:
O Jardim do Torel é um espaço verde no topo de uma colina de Lisboa que teve origem numa quinta do início do século XVIII e o seu nome provém do desembargador Cunha Thorel. Em Janeiro de 1928, o terreno da quinta foi cedido à Câmara Municipal de Lisboa que aí construiu um jardim romântico e miradouro, do qual se pode observar a parte ocidental da cidade.
Este jardim é bastante frequentado pela população residente nas actuais freguesias de Santo António e Arroios, assim como por turistas.
Durante uma visita recente ao Jardim do Torel, o Partido Ecologista Os Verdes pôde constatar canteiros sem flores, áreas relvadas que apresentam problemas de desgaste e falta de manutenção, a existência de áreas interditadas resultantes de uma derrocada de parte de um muro, o bebedouro público entupido, alguns aparelhos de ginástica e manutenção avariados e a guarita destinada aos seguranças é um espaço exíguo, sem adequadas condições de higiene e segurança.
De facto, diversos espaços verdes da freguesia de Santo António, como as zonas verdes e canteiros da Avenida da Liberdade, o Jardim Alfredo Keil na Praça da Alegria ou o próprio Jardim do Torel, encontram-se numa situação de evidente degradação, desde o início de 2014, na sequência do processo da reforma administrativa da cidade e da descentralização de competências do município para a Junta de Freguesia.
Considerando que, face à dificuldade da Junta de Freguesia em garantir a gestão e manutenção dos espaços verdes, a Câmara Municipal decidiu assumir de novo essa responsabilidade no que respeita às zonas verdes e canteiros da Avenida da Liberdade.
Assim, ao abrigo da al. g) do artº. 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:
1. Pondera a CML assumir de novo a gestão e manutenção do Jardim do Torel à semelhança do que fez em relação às zonas verdes e canteiros da Avenida da Liberdade?
2. Quais as informações de que dispõe a CML sobre a derrocada parcial de um muro que ruiu perto dos canteiros e parque infantil do Jardim do Torel? 
3. Que diligências pondera o Município de Lisboa vir a tomar para salvaguardar eventuais danos pessoais e materiais perante o risco de derrocada da parte remanescente do muro que se localiza perto do parque infantil?
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Lisboa, 09 de Março de 2018

Sem comentários: