19/03/2018

Os Verdes exigem que Câmara de Lisboa preserve e valorize as árvores da cidade


Amanhã, 20 de Março, por proposta do PEV, a Assembleia Municipal de Lisboa vai debater a importância da valorização e preservação das árvores da cidade. As árvores desempenham um papel fundamental na promoção da qualidade de vida devido às suas funções ecológicas e são seres vivos que fazem parte da nossa vivência, sendo um património e um bem público de todos.

Contudo, a verdade é que Lisboa tem vindo a deparar-se com várias situações de abates injustificados e podas excessivas que põem em risco o património arbóreo, que deve ser respeitado, valorizado e preservado.

Perante esta situação, Os Verdes vão exigir, através de uma Recomendação uma política adequada de gestão do património arbóreo, que dê garantias da sua preservação para as gerações vindouras.

Nessa recomendação Os Verdes propõem que apenas sejam abatidas árvores quando absolutamente indispensável e após a divulgação de informação aos munícipes, bem como, antes de se proceder ao abate seja apresentado um parecer vinculativo de entidade com competências fitossanitárias; que a CML pugne para que os novos projectos urbanísticos integrem e respeitem o património arbóreo existente, não permitindo qualquer abate indiscriminado; que o executivo camarário apresente à Assembleia Municipal de Lisboa informação sobre a taxa de sobrevivência das árvores plantadas nos últimos três anos e qual a sua proveniência, assim como o ponto de situação relativamente à implementação do Regulamento Municipal do Arvoredo de Lisboa.

Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Lisboa, 19 de Março de 2018

Sem comentários: