19/05/2008

À boleia de PediBus

Alvalade e Campo de Ourique foram os primeiros bairros a receber um programa inédito em Portugal que pretende pôr as crianças a irem a pé para a escola dentro do próprio bairro, promovendo assim o exercício físico e a protecção do ambiente.
Este projecto, denominado ‘PediBus’, é financiado pela União Europeia e resulta de uma parceria entre três escolas daquelas duas freguesias e a CML, mas o objectivo será convidar outras escolas da cidade para aderir ao ‘PediBus’.
Como funciona? Por exemplo, em Campo de Ourique uma criança de 8 anos sai de casa todos os dias às 8h30, munido de um colete reflector e boné. No caminho encontra outros colegas e juntos fazem o percurso. A acompanhar vai sempre uma das mães, voluntária do programa. E, à semelhança de um autocarro, percorrem um circuito definido, parando junto a placas azuis, onde se vão juntando mais crianças 1.
O objectivo é claro: realizar um percurso pedonal em segurança para as escolas e vice-versa e, ao mesmo tempo, alertar para as vantagens ambientais deste procedimento. Mas esta prática está longe de ser novidade noutros países.
Milhões de crianças, em 37 países dos cinco continentes, já não esperam pelo autocarro para irem para a escola. Elas aguardam numa paragem de ‘PediBus’ que um grupo de pequenos caminhantes, acompanhados por adultos, passe e as leve. Os adultos vestem coletes fluorescentes e todos caminham em cortejo.
A ideia de promover as deslocações a pé para a escola nasceu em 1991. E ganhou relevo em vários países europeus, como França, Bélgica, Holanda, Itália, Alemanha, Suíça, República Checa, Inglaterra e Chipre. Portugal tem estado até agora fora da lista.
O ‘Pedibus’ é, em suma, um projecto saudável, divertido, económico e ecológico. As crianças adoram. Fazem exercício, recebem educação rodoviária e criam relações de amizade. E os pais delas preferem as caminhadas a pé às pequenas deslocações de carro, pois gastam menos combustível, evitam filas de trânsito e as buzinadelas 2.

2 comentários:

Anónimo disse...

excelente!

zoto disse...

O sistema de «autocarros andantes» tem uma grande tradição no Japão... Veja-se O Verão de Kikujiro, de Takeshi Kitano.