27/05/2008

Tratamento de caudais pluviais poluentes

A SimTejo é a empresa multimunicipal de tratamento de águas residuais urbanas, concessionária do sistema de saneamento e despoluição dos recursos hídricos das bacias hidrográficas e dos meios receptores do Estuário do Tejo, das bacias hidrográficas do rio Trancão, das pequenas ribeiras afluentes da margem direita do rio Tejo, situadas entre Vila Franca de Xira e Algés, das ribeiras do Oeste do Município de Mafra e da respectiva frente atlântica, servindo uma população de 1,5 milhões de habitantes 1.
Como parte significativa do sistema de saneamento da cidade de Lisboa funciona com redes que juntam águas residuais domésticas e águas pluviais, o que coloca problemas agravados quando as chuvas mais fortes provocam alterações radicais dos caudais, esta empresa vai investir 1,6 milhões de euros para melhorar o tratamento de caudais pluviais com grande carga de poluentes, resultantes desses dias de maior precipitação.
“Nessas alturas, os caudais podem ser 20 ou 30 vezes superiores aos caudais em época de estio”, explicou o presidente da comissão executiva do conselho de administração da empresa. Por isso, o sistema de Beirolas vai ser alvo de uma intervenção que visa “assegurar que os caudais pluviais com maior carga poluente (que) chegam à ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais] não serão descarregados no rio sem tratamento”.
Isto porque, quando a precipitação é muito intensa, a capacidade dos colectores esgota-se e os caudais pluviais, anormalmente elevados, chegam a pôr em causa alguns órgãos da rede de saneamento que estão sujeitos a paragens.
“A intervenção visa, sobretudo, melhorar as condições ambientais no rio Tejo em épocas de fortes chuvadas”, sendo que estes caudais excepcionais ocorrem apenas 20 dias por ano. A obra deve ser adjudicada em Junho, prevendo-se a sua conclusão até ao fim deste ano 2.

Sem comentários: