28/05/2008

O cigarro do século XXI

Segundo as conclusões do estudo de um especialista em neurologia, já premiado na área do cancro, “os telemóveis podem matar muito mais pessoas do que o tabaco e o amianto”.
O especialista adverte para o grande aumento de tumores, apelando ao Governo e às indústrias de telemóveis para que tomem medidas imediatas para reduzir a exposição à sua radiação e, às pessoas, para que evitem usar os telemóveis sempre que possível 1.
Para a Direcção-Geral de Saúde, num documento sobre “Exposição da população aos campos electromagnéticos”, esclarece-se que “a utilização duma nova tecnologia apresenta vantagens importantes. Mas não menos importante é a saúde das pessoas. E, em matéria de saúde, a racionalidade deve ser acompanhada de prudência, mesmo pecando por excesso de precaução” 2.
Entretanto, com o objectivo de sensibilizar os moradores para estes perigos, foi mesmo criado um blogue 3 convidando os cidadãos a enviarem contributos e a dizerem “não à instalação de antenas de telemóvel próximo das habitações”.
Trata-se, aliás, de uma situação que tem sido comummente acompanhada pelo Grupo Municipal de “Os Verdes4.

Sem comentários: