14/07/2009

Impacto da poluição atmosférica na saúde infantil

A equipa médica e científica do GISA - Gestão Integrada da Saúde e Ambiente apresentou na semana passada, em Sines, o estudo do impacte da poluição atmosférica na saúde infantil, que começou a ser realizado nos centros de saúde do Alentejo Litoral em Junho.
Este estudo epidemiológico é uma das componentes mais importantes do GISA, projecto que reúne os municípios da sub-região, universidades e empresas na construção de um sistema de monitorização da qualidade ambiental e da saúde. São estudadas todas as crianças nascidas no Alentejo Litoral entre 1 de Janeiro de 2007 e 31 de Dezembro de 2010, o que representa um total estimado de 3.295 pares mãe/criança.
Em execução até ao final de 2010, o projecto, pioneiro em Portugal, apresentará resultados sobre a situação actual e, mais importante do que isso, resultará num sistema de alerta e monitorização capaz de produzir dados em permanência a partir de 2011. Com efeito, o estudo epidemiológico agora iniciado resultará na definição das variáveis relevantes para a definição dos modelos do sistema de monitorização.
A delegada de saúde de Sines e representante da Administração Regional de Saúde do Alentejo no projecto, justificou a escolha das crianças como alvo do estudo pelo facto de ser o grupo mais vulnerável e em que está mais consistentemente demonstrada uma relação causal entre poluição atmosférica e problemas de saúde, de acordo com estudos internacionais.
As principais variáveis de saúde que estão a ser estudadas são o baixo peso à nascença, partos prematuros e desenvolvimento deficiente da criança até ao segundo ano de vida.
Para compreender melhor a percepção que as mães têm do risco da poluição, e também para despistar factores relacionados com hábitos e estilo de vida (fumadores na família ou contacto frequente com pesticidas) que podem afectar os dados recolhidos, é realizado em paralelo um inquérito sociológico às grávidas e mães, desenvolvido pelo ISCTE.

Ver
www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=8212

1 comentário:

Mário Pinto disse...

Até que enfim que começamos a trabalhar a sério, ainda que com esta dimensão não passe de um piloto.