A bicicleta, que constitui nos países civilizados da Europa um meio de transporte alternativo, com larga utilização dentro dos centros urbanos, continua a ser encarada entre nós como uma actividade física marginal, meramente destinada a crianças e desportistas. Não menos preocupantes são também os frequentes argumentos de que as pistas cicláveis não são práticas, numa cidade de colinas como Lisboa.
Da mesma opinião não serão, com certeza, os participantes na “Lisboa Antiga de Bicicleta”, um passeio turístico organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta. O passeio, que serve ainda para promover a utilização da bicicleta como forma de mobilidade alternativa não poluente e ecológica, constitui mesmo uma verdadeira descoberta da cidade, desmistificando a alegada dificuldade da subida das sete colinas (ver o URL http://fpcubicicleta.no.sapo.pt/actividade/actividade8.html).
Ora em Trondheim, na Noruega, foi criado em 1993 um sistema inovador que permite reduzir o esforço do ciclista nas encostas mais íngremes: o primeiro elevador de bicicletas do mundo! Como trabalha esta 'velha' novidade? O ciclista, montado na sua máquina, apoia um pé num monocarril e, sem ser preciso desmontar da bicicleta, movimenta-se de elevador. Permite ainda percorrer 130 metros de uma acentuada subida à velocidade de dois metros por segundo. Um estudo refere mesmo que 41% dos utilizadores afirmaram que o referido equipamento os incentivou a usar mais frequentemente a bicicleta.
Quer ver como funciona? O YouTube disponibiliza-lhe um par de pequenos vídeos nos URLs www.youtube.com/watch?v=JtB8DX70ihM e www.youtube.com/watch?v=7j1PgmMbug8
A partir de agora, aquela ‘esfarrapada’ desculpa de colina acima colina abaixo não, em Lisboa, já era. Foi-se… em duas rodas. E esta hem!?
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