08/02/2007

Parabéns !


A Voz do Operário celebra agora o seu 124º Aniversário. Fundada em 1883 por um grupo de operários da indústria dos Tabacos, a prestigiada instituição centenária com largas tradições na educação, conseguiu sobreviver à ditadura, tendo expandido a sua acção humanista e universalista após o 25 de Abril, altura em que se reabriu às manifestações políticas, culturais e artísticas. Este ano, A Voz decidiu associar as comemorações do seu aniversário à nomeação do primeiro titular do cargo de Provedor da Arquitectura, homenageando-o no próximo dia 13 de Fevereiro.


Está por isso também de parabéns Francisco Silva Dias, ‘Xico’ para os amigos. Arquitecto de prestígio, foi escolhido e nomeado para o cargo no passado dia 2 de Outubro, Dia Mundial da Arquitectura.
Nascido em Lisboa há 76 anos, Francisco Silva Dias iniciou a sua actividade em Almada, no Gabinete de Urbanização da câmara local, em 1957, no mesmo ano em que recebeu o diploma de arquitecto da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. O seu trabalho final de curso versava sobre os "Aspectos do problema da Habitação em Portugal - Projecto de uma unidade de Habitação Colectiva", uma pesquisa que explorava já alguns dos seus interesses na área. Em 1958 colaborou no Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa, realizado pelo Sindicato Nacional dos Arquitectos, e publicou os seus primeiros artigos na imprensa diária. Dois anos mais tarde trabalhou no Gabinete Técnico de Habitação da Câmara Municipal de Lisboa e foi eleito, em 1963, para a direcção da Secção Regional do Sul do Sindicato Nacional dos Arquitectos, mas foi impedido de tomar posse pelo então Ministério das Corporações, por motivos políticos.
Em 1990 foi eleito Presidente da Associação dos Arquitectos Portugueses, cargo que desempenhou até 1992. Com um percurso profissional de quase meio século, marcado pela defesa do património edificado, do exercício da profissão e da cidadania, Francisco Silva Dias está também ligado ao ensino - primeiro no Curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, e depois na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa - o que lhe permitiu acompanhar de perto a questão da formação da classe. *
Durante toda a sua vida tem tido uma intervenção cívica activa, desempenhando actualmente o cargo de deputado municipal da CDU na Assembleia Municipal de Lisboa.
Parabéns em duplicado a uma personalidade e a uma instituição, perseguidos pela ditadura, e que muito têm dado à cidade de Lisboa. Todos nós continuamos a contar convosco.
* Breve biografia extraída do URL
http://arquitectos.pt/?no=202015:102006

Sem comentários: