01/02/2008

Ensino artístico especializado em risco

Apenas 17 mil alunos num universo de 1,5 milhões têm acesso ao Ensino Artístico Especializado, pelo que, segundo fonte do Ministério da Educação (ME), a reforma deste sector vai passar pela reorganização da oferta de cursos, tendo “como objectivo fundamental aumentar o número de alunos a frequentar o Ensino Artístico Especializado” com a sua disseminação “por uma rede mais alargada de escolas ao nível do ensino básico e secundário”.
Em Março do ano passado, um relatório encomendado pela tutela defendia a reestruturação do Ensino Artístico, recomendando o fim do regime supletivo, que hoje permite aos alunos realizar a formação geral numa escola normal e frequentar simultaneamente uma instituição especializada, como um Conservatório.
A tutela terá começado a discutidas estas propostas em reuniões de trabalho com diversos Conservatórios, as quais prosseguirão nas próximas semanas com o Conservatório de Música de Aveiro, Escola de Música do Conservatório Nacional e Instituto Gregoriano. O grupo de trabalho já terá reunido entretanto com os Conservatórios de Música de Coimbra, Braga e Porto 1.
Mas para a Escola de Música do Conservatório de Lisboa, “esta reforma não passa de mera engenharia financeira” que vai deixar os alunos de formação superior de música com mais de 18 anos fora do ensino público, provocando um autêntico ‘desafinanço’ no ensino das artes musicais.
Com efeito, para a direcção do Conservatório, “a ministra quer passar de um ensino a 17 mil alunos, para um milhão e meio de crianças, com uma ou duas horas por semana de uma disciplina indefinida, onde a senhora ministra deve querer que eles aprendam a cantar o ‘Eu vi um sapo’. É claro que quem quiser que os seus filhos continuem a ter ensino musical de qualidade vai deixar de pagar os 45 euros anuais no Conservatório, para despender somas avultadas nas escolas particulares. Ora isto não é democrático e é fazer o jogo dos privados”, conclui em tom corrosivo 2.
Recorda-se que o Salão Nobre do Conservatório de Lisboa, no Bairro Alto, há décadas vem requerendo urgentes obras de restauro do edifício, decorrendo desde há algum tempo uma petição em seu favor 3.
Mas para este 'concerto' não está o Ministério virado…

1. Ver Lusa doc. nº 7951262, 30/01/2008 - 20:15
2. Ver
http://dn.sapo.pt/2008/01/31/sociedade/esta_reforma_e_mera_engenharia_finan.html
3. Ver www.gopetition.com/online/14127.html

1 comentário:

Anónimo disse...

--> PETIÇÃO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html

--> PETIÇÃO AO PRIMEIRO MINISTRO E AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
http://www.petitiononline.com/prpm/petition.html