01/10/2014

125 anos da Linha de Cascais: «Os Verdes» alertam para a ameaça da privatização da Linha

Assinalou-se ontem, dia 30 de Setembro, os 125 anos da Linha de Cascais.

Esta data simbólica foi assinalada sob a ameaça de privatização da Linha, a degradação do serviço público, a deterioração do material circulante e a falta de investimento.

Esta manifesta falta de vontade de investimento nesta linha, tendo chegado a estar verbas orçamentadas no OE e que foram abandonadas em prol de outros investimentos, votou ao abandono este troço tão importante e único meio de transporte diário entre os cidadãos dos concelhos de Cascais, Oeiras e Lisboa.

«Os Verdes» recordam que a CP na linha de Cascais deve assegurar um serviço público sério e responsável, tendo em conta o transporte de milhares de utentes por dia, num total de cerca de 30 milhões de passageiros por ano, que são transportados em condições cada vez mais degradantes e com sucessivas faltas de cumprimentos de horários e supressão de comboios. È cada vez mais evidente a intenção do Governo de deixar degradar a linha de Cascais, a par de muitas outras por todo o país, para facilitar a entrega ao sector privado dos serviços de transportes públicos.

«Os Verdes» apelam a uma intervenção urgente e responsável na linha de Cascais, no sentido de resolver o grave problema de degradação desta infraestrutura e do material circundante.

Lamentamos e não aceitamos a atitude do atual Governo que insiste em deixar esta linha ao abandono, enquanto liberta milhões de euros para financiar bancos, em vez de trabalhar na resolução dos problemas da Linha de Cascais, que estão identificados há anos, concretizando o prometido investimento na modernização da infraestrutura que a torne compatível com as restantes vias operadas pela CP.

O Partido Ecologista «Os Verdes» saúda o 125º aniversário da Linha de Cascais e reafirma a necessidade de um efetivo investimento nesta Linha, e nos transportes ferroviários em geral, por constituir uma forma de mobilidade mais adequada para garantir os desafios ambientais e promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das populações. «Os Verdes» reafirmam também a sua posição contra o encerramento de linhas, a redução de serviços, o aumento das tarifas e a privatização do caminho-de-ferro.

O Coletivo de «Os Verdes» do distrito de Lisboa
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 -  imprensa.verdes@pev.parlamento.pt)
www.osverdes.pt
Lisboa, 1 de Outubro de 2014

Sem comentários: