10/01/2008

Estudos sobre o Novo Aeroporto

O estudo encomendado pelo Governo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) concluiu que a localização do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete é do ponto de vista técnico e financeiro “globalmente mais favorável” do que a Ota. Neste sentido, o primeiro-ministro anunciou hoje a decisão preliminar de escolher Alcochete para construir o novo aeroporto internacional de Lisboa.
O Partido Ecologista “Os Verdes” veio de imediato hoje defender que o processo do novo aeroporto internacional de Lisboa está “descredibilizado” e considerou que tomar qualquer decisão antes dos estudos de impacte ambiental “é um crime político”.
Para “Os Verdes”, face “à prova provada” de que existem alternativas de construção do novo aeroporto, deve-se “pegar em todas as possíveis para promover estudos de impacte ambiental muito rigorosos e só depois tomar uma decisão política em função dos resultados”. “Tomar uma decisão, antes da realização desses estudos é um crime político”, considerou o Partido Ecologista “Os Verdes”, em comunicado.
Para o PEV, o processo do novo aeroporto está "totalmente descredibilizado, pelas inúmeras mentiras em que o governo se tem sustentado para o impor". O Partido Ecologista considerou que Mário Lino Lino desvalorizou a margem sul do Tejo “apelidando-a de deserto e sustentando-se nisso para afirmar que na margem sul um aeroporto jamais”, assinalou o PEV 1.
Segundo o comunicado do PEV, e perante o que o sr. Primeiro Ministro hoje anunciou, de alteração da posição do Governo em relação à localização do novo aeroporto de Lisboa, agora em Alcochete, “Os Verdes” entendem o seguinte:
1º - Este processo do novo aeroporto está totalmente descredibilizado, pelas inúmeras mentiras em que o Governo se tem sustentado para o impor.
2º Todos nos lembramos de ouvir o Sr. Ministro dos Transportes, desvalorizar a margem sul do Tejo, apelidando-a de deserto, e sustentando-se nisso para afirmar que na margem sul um aeroporto “jamais”. Agora afinal o “jamais” transformou-se na urgência de construção de um aeroporto.
3º Por outro lado, todos nos lembramos de ouvir o Sr. Ministro referir que em relação ao novo aeroporto na OTA estava tudo estudado, não havia mais nada a saber, nem a conhecer. Afinal, verifica-se agora que estava muito por estudar e por conhecer.
4º “Os Verdes” entendem que a decisão de construção de um novo aeroporto é uma questão demasiado séria para esta leviandade.
5º “Os Verdes” entendem, que face à prova provada de que existem alternativas de construção do novo aeroporto, se deve “pegar” em todas as possíveis para promover estudos de impacte ambiental muito rigorosos e só depois tomar uma decisão política em função dos resultados obtidos.
Tomar uma decisão, antes da realização desses estudos é um crime político e ambiental.

1. Lusa doc. nº 7880569, 10/01/2008 - 16:15

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