02/03/2008

Especulação na Bolsa ataca a nossa bolsa

A produção de cereais é agora a ‘nova oportunidade de negócio’. Com a incerteza sobre o crescimento das economias europeia e norte-americana e a consequente instabilidade nas bolsas financeiras, sobretudo desde o último trimestre do ano passado, este tem sido o principal motor da subida dos preços dos cereais nos últimos dias.
E, para equilibrarem as perdas financeiras registadas na Bolsa, os especuladores, cientes da crescente procura de cereais e da redução da sua produção em importantes exportadores mundiais, investem cada vez mais em fundos agrícolas. Por isso, já há fundos com uma valorização acumulada de 70%.
Devido à descida acentuada dos mercados bolsistas, a ponto de já ter havido um minicrash no início de 2008, ‘inventou-se’ “a diversificação dos investimentos para outro tipo de activos que não as acções, como as matérias-primas agrícolas”. Pelo que, “quanto mais instabilidade houver no mercado de acções maior será o investimento neste tipo de produtos”. E, assim sendo, “é de prever que os preços dos cereais continuem a aumentar”. “O problema do aumento do preço dos cereais é que os intermediários vão para o mercado fazer especulação”.
Depois, como a produção de cereais está dependente das condições climáticas, os especuladores estão sempre atentos aos stocks e a catástrofes, como cheias e secas, capazes de afectar a produção 1.
Especulação sempre atenta a entrar nos nossos bolsos à mínima oscilação das Bolsas, fazendo disparar os preços dos derivados dos cereais. Porque somos sempre nós, os consumidores finais, a sair prejudicados com esta especulação.


Ver
www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=279742&idselect=9&idCanal=9&p=200

Sem comentários: