03/07/2008

Primeiro Fórum para as Alterações Climáticas

Cerca de 140 pessoas juntaram-se ontem em Lisboa no 1º Fórum para as Alterações Climáticas, que junta todos os agentes envolvidos na aplicação dos instrumentos de combate a este problema e de alcance das metas de Quioto.
O encontro é promovido pela Comissão para as Alterações Climáticas (CAC), que decidiu promover uma reunião anual dedicada à problemática das alterações climáticas, alargada à representação de entidades da sociedade civil e dos diversos sectores.
Segundo o Ministério do Ambiente, “a definição do futuro regime climático e o aproveitamento de oportunidades criadas pelo mercado de carbono, determinam uma necessidade acrescida de partilha de informação e de experiências entre diferentes quadrantes, quer das áreas de governação, quer da sociedade civil”.
Da agenda da reunião consta um ponto de situação sobre o cumprimento do Protocolo de Quioto, sobre o pacote ‘energia e clima’ da União Europeia e as suas implicações para Portugal, e as bases para uma Estratégia Nacional para a adaptação às alterações climáticas 1.
Um dos cenários previstos no estudo apresentado ontem, durante o 1º Fórum para as Alterações Climáticas, é que Portugal terá de suspender a actividade da central térmica de Sines - a maior do país - se quiser cumprir, e ainda assim parcialmente, as novas metas energéticas para 2020 que estão neste momento a ser discutidas na União Europeia 2.

1. Ver Lusa 02-07-2008 - 11:04,
www.oje.pt/category/economia/5718 e www.forum-posquioto.org
2. Ver http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1334203

Sem comentários: