01/07/2008

Redução de trânsito nos acessos a Lisboa

Comparando com o mês de Maio de 2007, os números da Estradas de Portugal não deixam qualquer dúvida. Há menos carros a entrar na capital. Finalmente!
O facto deve-se à subida em flecha do preço dos combustíveis que está a travar o uso do automóvel. Nos principais acessos a Lisboa, a quebra de trânsito é tão notória que, na Marginal circularam menos 8% de carros em Maio, em comparação com 2007.
De acordo com esses dados, no IC19 circularam menos 5,4% de automóveis em Maio e na Segunda Circular menos 6%. No IC2 a diminuição de tráfego é de 4,3% e de 2,3% no IC1. A Marginal regista a percentagem mais elevada, com menos 8% de veículos a entrar em Lisboa. O tráfego rodoviário nas pontes revela a mesma tendência. Menos 4,2% no que diz respeito à Ponte Vasco da Gama e menos 3,3% na Ponte 25 de Abril.
Mas existem várias explicações para esta diminuição no número de viaturas nas entradas da capital.
O mês de Maio teve dois dias úteis a menos do que Maio de 2007. Também o aumento constante do preço dos combustíveis terá levado alguns portugueses a optar por deixar o carro parado em casa já que, desde o início do ano, o preço médio da gasolina subiu 15 cêntimos por litro, enquanto o gasóleo aumentou 24 cêntimos 1.
Serão razões suficientes para fazerem com que alguns portugueses se rendam aos transportes públicos?
Infelizmente, os preços de alguns transportes públicos aumentam hoje 5,83%, bem como os bilhetes simples do Metropolitano de Lisboa que passam a custar mais 0,5€. Este é o segundo aumento dos transportes este ano, depois da actualização em Janeiro de 3,9% 2.

Sem comentários: