Ontem, na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, «Os Verdes» votaram favoravelmente as propostas referentes à admissão de 50 bombeiros sapadores e de 150 cantoneiros, por considerarem que são de extrema importância para a segurança e a qualidade de vida dos munícipes.
Contudo, o PEV alertou para o facto de estas propostas pecarem por tardias tendo em conta as graves carências que afectam estes sectores.
O PEV denunciou vários problemas com que se defrontam os bombeiros, nomeadamente o constante desinvestimento, o número insuficiente de trabalhadores, o estado lamentável dos equipamentos de protecção individual, não haver fardamento, haver poucas viaturas de socorro, bem como ser inadmissível que um bombeiro que acabe de ser recrutado não tenha fardamento e tenha que usar fardamentos antigos de outros bombeiros, como sucedeu na última recruta.
«Os Verdes» recordaram ainda que os procedimentos de recrutamento de bombeiros devem ser anuais para suprir carências e aposentações no Regimento de Sapadores Bombeiros.
Quanto aos cantoneiros de limpeza, estão previstos 1499 postos de trabalho, havendo mais de 250 postos vagos, número que também vai aumentar com as aposentações, logo, a admissão de 150 cantoneiros é insuficiente para colmatar as lacunas existentes nos serviços de limpeza e higiene urbana.
«Os Verdes» consideram, assim, de extrema importância a admissão destes sapadores bombeiros e dos cantoneiros de limpeza mas não suficientes e espera que o executivo trabalhe no sentido de dar respostas às necessidades do município e dos munícipes, a par de um real investimento nestes sectores.
Pede-se o favor de os órgãos de comunicação social procederem à divulgação deste comunicado.
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de “Os Verdes”.
Lisboa, 09 de Julho de 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário