07/04/2007

Computadores e telemóveis menos verdes

Anualmente são vendidos mais de 250 milhões de computadores pessoais e este ano espera-se que se atinja os mil milhões de telemóveis vendidos mundialmente. Estes números gigantescos motivam preocupações à Greenpeace, que pretende incentivar a produção mais ‘verde’ de computadores e telemóveis.
Elabora por isso um ranking onde analisa os principais produtores de computadores e telemóveis do ponto de vista ambiental. Só que, de todas as companhias analisadas nenhuma tem produtos genuinamente ‘verdes’, pois utilizam químicos considerados nocivos ao ambiente, especialmente os PVC e os BFR (retardadores de chamas que contêm bromo). E nem todas as companhias assumem o compromisso definitivo para eliminarem esses químicos 1.
Pelo que a Greenpeace chama a atenção no seu relatório 2 para a necessidade de eliminar estas substâncias a fim de prevenir a contaminação dos trabalhadores e comunidades onde estão instaladas as fábricas e para melhorar o processo de reciclagem.
O lixo electrónico é a fonte de lixo tóxico que mais cresce no mundo hoje. Boa parte dele acaba nas mãos de crianças em lixeiras de países em vias de desenvolvimento. Algumas empresas estão já seguindo as recomendações indicadas pelo Greenpeace no seu Guia de Electrónicos Verdes para eliminar a maior parte das substâncias tóxicas dos seus produtos e estão adoptando políticas de reciclagem para assumirem total responsabilidade sobre o destino e a retoma de produtos electrónicos velhos, onde quer que eles sejam vendidos no planeta 3.

E o computador que está a usar neste momento será ‘verde’?

1. “Apple é a companhia fabricante de computadores menos verde” por Alexandra Machado e Rodrigo Cabrita, no URL http://dn.sapo.pt/2007/04/07/economia/apple_companhia_fabricante_computado.html
2. Descarregar o Relatório "Cutting Edge Contamination" no URL www.greenpeace.org/international/press/reports/cutting-edge-contamination-a
3. Ver
www.greenpeace.org.br/toxicos/?conteudo_id=3071&sub_campanha=0&PHPSESSID=6f936d3abc5ffc439fa005c30049184a

Sem comentários: