06/04/2007

Do Parque Mayer para a Av. da Igreja ?

Há cerca de 5 anos, os residentes e comerciantes da freguesia de São João de Brito foram confrontados com uma decisão da CML de autorizar a Bragaparques a construir um parque de estacionamento de automóveis no troço superior da Avenida da Igreja. A autorização da CML mereceu então um parecer favorável da Junta de Freguesia.
Conhecedores da morosidade das obras na cidade e cientes dos graves e irreparáveis prejuízos que estas trariam aos residentes e comerciantes, a população organizou-se e lutou contra a construção do parque no local pretendido, levando a autarquia e o seu presidente a recuar na decisão.
De facto, no dia 4 de Maio de 2004, o então Presidente da CML sobe ao palco na AML para afirmar que a CML não iria construir parques de estacionamento na Av. da Igreja e na Rua José Lins do Rêgo. A CDU afirma que este terá recuado devido aos enormes protestos dos moradores e comerciantes. O Presidente da CML justifica-se, em relação ao parque da Av. da Igreja, dizendo que, se avançou com o projecto, foi porque o mesmo era apoiado pelo presidente da Junta de Freguesia de São João de Brito 1.
A Av. da Igreja suspirou de alívio. Houve até quem fizesse uns cartazes a agradecer ao sr. presidente, como se o recuo resultasse de humores ‘santanistas’ e não da luta desenvolvida. Na última campanha eleitoral para a CML o então candidato pelo PSD e hoje presidente da autarquia, também garantiu que não permitiria a construção do parque na Av. da Igreja 2.
Porque são agora lembrados estes factos? É que a Bragaparques - recém-desalojada do Parque Mayer 3 - distribuiu pelos agrupamentos políticos representados na AML um projecto onde pretende ressuscitar o ‘enterrado’ parque em São João de Brito. Quando recentemente confrontada pela CDU, a Junta de Freguesia afirmou conhecer o assunto e que até disponibilizara as instalações da Junta para os construtores poderem fazer uma reunião de esclarecimento. O sr. presidente da Junta aproveitou para afirmar que, legalmente, nada poderia fazer para impedir a construção por estar fora da esfera das suas competências!
Os moradores surpreendem-se com esta estranha forma de exercer o poder autárquico. E, embora presentemente a Bragaparques esteja a querer passar despercebida devido aos escândalos de que os jornais vão dando notícia 3, a população da freguesia de São João de Brito optou por não permanecer calada e esperar pelos acontecimentos, pelo que decidiu tomar posição e contra-atacar com um comunicado dizendo “não ao parque de estacionamento!”.
Os eleitos da CDU esclarecem também que irão utilizar, não só os meios institucionais que estão ao seu alcance na CML e na AML, mas também a mobilização popular na defesa dos interesses dos residentes e comerciantes da freguesia de São João de Brito.

1. Ver notícia pormenorizada no URL http://campogrande.do.sapo.pt/indexPDia4Maio.html
2. Comunicado da CDU à população de Março de 2007
3. Ver
http://osverdesemlisboa.blogspot.com/search/label/Bragaparques

Sem comentários: