06/07/2015

REAÇÃO DOS VERDES AOS RESULTADOS DO REFERENDO NA GRÉCIA






Sabendo que ainda não estão disponibilizados os resultados oficiais do referendo hoje realizado na Grécia, tudo aponta, contudo, para uma vitória do ‘não’. A confirmar-se esse resultado, o Partido Ecologista Os Verdes dá a seguinte nota:

O PEV saúda e louva a grande coragem e dignidade do povo grego por não se ter deixado amedrontar e por não vergar perante os vergonhosos e insultuosos ultimatos, chantagens, pressões e medos que a União Europeia e o FMI dirigiram ao povo grego.

Os cidadãos da Grécia, mais uma vez, determinaram a rejeição da política de austeridade e de empobrecimento que a União Europeia e o FMI querem impor. O povo grego reclama condições de desenvolvimento do seu país e nega uma subserviência catastrófica às imposições das elites europeias e do FMI.

Os Verdes esperam, agora, que a União Europeia e o FMI compreendam, de uma vez por todas, que as suas políticas foram rejeitadas pelo povo grego, questão que tem que ter consequências nas negociações a realizar doravante. Essas negociações têm obrigação de ser conduzidas em consonância com a expressão da vontade do povo grego e não em função dos interesses dos mercados sem rosto, que as elites europeias e o FMI teimam em servir.

Os Verdes sublinham, também, as posições confrangedoras assumidas ao longo dos últimos meses pelo governo português e pelo Presidente da República portuguesa, procurando condicionar as negociações com a Grécia à lógica de subserviência e da austeridade que impuseram e querem continuar a impor para Portugal. O governo PSD/CDS, na linha das elites europeias, do BCE e do FMI, tem horror a que seja visível uma alternativa a estas políticas absurdas de empobrecimento e de desigualdades sociais das quais foram e são protagonistas.

Os resultados deste referendo demonstram uma afirmação de soberania do povo grego e uma determinação em dizer ‘basta’ a políticas absolutamente ruinosas para o desenvolvimento do seu país. Os Verdes manifestam a sua profunda solidariedade para com o povo grego e consideram ser também muito importante realçar a forma como os cidadãos gregos aderiram de forma muito expressiva à participação neste referendo num ato assinalável de cidadania.

O Partido Ecologista Os Verdes

O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213 960 308; TM: 917 462 769 -  osverdes@gmail.com) - www.osverdes.pt

Lisboa, 5 de julho de 2015

Sem comentários: