04/03/2007

Afinal o ‘jogo’ foi para prolongamento…

“A Bragaparques já tomou posse dos terrenos da antiga Feira Popular e os feirantes estão a remover os equipamentos. As obras de demolição em curso visam a construção de um parque de estacionamento provisório, disse, à agência Lusa, o director-geral da empresa. De acordo com este responsável, no momento da tomada de posse do espaço, no passado dia 2 de Fevereiro, já a Fundação O Século - que explorava o recinto - e os ex-feirantes se encontravam a remover os seus pertences.
"Esta actividade decorreu com o acordo da Bragaparques e vai durar mais uma semana", afirmou o responsável, indicando que a Fundação deveria ter entregue quarta-feira o terreno limpo, mas houve um atraso. De acordo com o mesmo responsável, a Câmara de Lisboa autorizou, no dia 13 de Novembro, as obras de demolição, que se iniciaram a 15 de Janeiro e que se têm realizado em simultâneo com a remoção dos escombros e limpeza do recinto.
A autorização da autarquia é apenas para as demolições, sendo necessária ainda uma licença para a construção do parque provisório, que será sobretudo de longa duração e terá entre 500 a 600 lugares. A mesma fonte sublinhou que nada do que está a ser feito tem a haver com a construção do polémico projecto imobiliário "não só não há ainda nenhum projecto, como não deu entrada qualquer pedido nesse sentido nos serviços camarários competentes” 1.
A escritura pública de permuta dos terrenos do Parque Mayer com o lote 1 foi realizada em 5 de Julho de 2005 e a do lote 2, 15 dias depois. Recorde-se que a vereadora da Mobilidade garantiu ter enviado uma carta à Bragaparques exigindo a cessação da exploração do estacionamento instalado no Parque Mayer, o que ainda não aconteceu” 2.
Ah! Afinal como se afirmava num outro artigo deste blog “Entre as Brincadeiras no Parque e os Jogos de Feira”, sempre havia um segundo ‘rabo’ por resolver !!

Este ‘jogo’ foi para prolongamento, mas agora com um novo estacionamento “de longa duração” em Entrecampos ! Genial ! A Bragaparques permuta a sua ‘brincadeira’ no Parque, realizando o encontro da 2ª mão em Entrecampos ! Ou seja, ‘joga’ sempre em casa, agora num estádio de “500 a 600 lugares”, perante um mesmo ‘árbitro’ permissivo. Em toda esta ‘never-ending story’ quem continua sacrificado em todo este ‘calvário’ são os moradores e os comerciantes no Parque Mayer. Até quando?
Por todos estes factos, mais do que nunca se justificam os termos da Recomendação de “Os Verdes” à CML na AML de 2007-02-27, para que “diligenciasse junto da Bragaparques, para que esta resolvesse o mais rapidamente possível toda esta situação, tomando as medidas necessárias para que a empresa abandone a exploração do Parque de Estacionamento (no Parque Mayer, e) inicie um processo negocial com a Bragaparques, de forma a encontrar um valor que esta deverá pagar à CML pela exploração do recinto como Parque de Estacionamento, desde Agosto do ano passado até à saída definitiva do local”.
Afinal quem tinha razão sempre foram os residentes e a CDU.

1. Ver o URL http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=24132
2. Ver o URL http://jn.sapo.pt/2007/03/03/sul/feira_popular_ter_estacionamento.html

Sem comentários: