22/03/2007

Comemorações do Dia Internacional da Mulher

Há 145 anos, no dia 8 de Março de 1857, teve lugar aquela que terá sido, em todo o mundo, uma das primeiras acções organizadas por trabalhadores do sexo feminino. Centenas de mulheres das fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque iniciaram uma marcha de protesto contra os baixos salários, o período de 12 horas diárias e as más condições de trabalho. A manifestação foi violentamente dispersada pela polícia. O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher 1.
Hoje continua a lutar-se pelo direito das mulheres controlarem os aspectos relacionados com a sua sexualidade, saúde sexual e reprodutiva e decidir livremente sobre essas questões, sem coacção, discriminação ou violência. A violência contra as mulheres continua a ser uma violação dos direitos humanos fundamentais: da vida, da liberdade, da integridade física e da dignidade individual.
É nesse contexto que o MDM Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai realizar um ENCONTRO-FESTA para que se possam trocar experiências, alinhar propostas e trabalho para o futuro próximo mas também para festejar com alegria as conquistas alcançadas, resultado da luta de muitas mulheres. As comemorações do Dia Internacional da Mulher realizam-se também numa altura em que se alcançou uma importante vitória das mulheres portuguesas.
O MDM 2, com confiança redobrada, quer por isso dar um contributo significativo em 2007 - “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos” - para que novas políticas sejam implementadas no respeito pela dignidade e os direitos das mulheres.
O MDM convida assim à participação nesse Encontro em Lisboa, a realizar no dia 25 de Março, a partir das 14h30, no Hotel Altis, Sala Castilho, Rua Castilho nº 11, solicitando que leve consigo um(a) amigo(a) e partilhe as suas experiências e as suas ideias.

Sem comentários: