26/03/2007

A Bela e os Mestres

O Parque da Bela Vista localiza-se a nascente da Av. Gago Coutinho e no prolongamento das Avenidas dos EUA e José Rego, sendo composto por 74,5 ha, está ‘dividido’ em 4 zonas: Zona Norte, ainda por arranjar, perfazendo 4,7 ha, entre as Avenidas Gago Coutinho e Marechal Gomes da Costa e a Rua da Graça; Zona Centro, Quinta da Bela Vista, num total de 31 ha, local onde se realiza o Rock-in-Rio, Campo de Golfe com 14,8 ha; Zona Sul com 23ha pelo somatório das Quintas do Pomberio e do Polção, em que apenas 7ha são de espaço verde.

Oferece grandes zonas arborizadas de prado e de relvado, recortadas por uma rede de caminhos. As zonas altas são miradouros que possibilitam uma ampla vista sobre a cidade e o Tejo. No local pode-se, às vezes, usufruir do parque de merendas, circuito de manutenção, polidesportivo, balneários, pérgola, “nora” e campo de golfe. E diz-se pode-se quando os espectáculos musicais de Verão e o ruído não poluem o ambiente e o espaço envolvente. Que o digam os moradores da Av. dos EUA às 2 e 3 horas da manhã, sem conseguir dormir com o ruído, apesar da distância.
Agora chegou a vez de “Os Mestres” virem observar e defender “A Bela (Vista)” em forma de blogue. E afirmam no editorial “Entendemos que festivais como o Rock-in-Rio podem ser um factor de dinamização da cidade de Lisboa, desde que organizados em local apropriado, e efectivamente monitorizados por quem de direito, da CML aos cidadãos em geral. Daí a criação do presente Observatório, cujo âmbito, estrutura e objectivos apresentaremos aqui, à medida das nossas possibilidades”. E deixam desde já sugestões: “Existirá um acompanhamento permanente por parte de uma ‘comissão de acompanhamento’, composta por elementos da CML e da organização dos eventos, que, antes, durante e depois de cada evento irá detectar os danos resultantes do mesmo, que serão colmatados pela organização”.

Consulte-se por isso o URL http://observatorioparquebelavista.blogspot.com e participe.

Sem comentários: