15/03/2007

A marcha da pobreza

Sob o lema “Do Cinema Roma ao Fórum Lisboa - 50 anos a servir a Cidade”, cumpre-se hoje 50 anos desde que o Fórum Lisboa, então Cinema Roma, abriu as suas portas. No sentido de assinalar a data, a CML previu uma série de actividades a terem lugar na semana de 14 a 18 de Março 1.
No mesmo dia em que na AML, por iniciativa da autarquia e de outras organizações, se realiza a Conferência internacional “Combate à pobreza e à exclusão : estratégias para o século XXI”, a CML mantém dívidas a várias instituições (IPSS) de apoio a sem-abrigo e a deficientes no valor de algumas centenas de milhares de euros. Algumas dessas instituições ameaçaram mesmo a autarquia com a interrupção do serviço de apoio “se até ao final do mês a dívida não fosse saldada”.
E enquanto, por um lado, a CML interrompe “o apoio financeiro que prestava a instituições de apoio a sem-abrigo e a deficientes por falta de verbas” recusa-se, por outro, “a reduzir gastos em arraiais e marchas populares na cidade, para os quais estão previstos custos na ordem dos 800 mil euros” 2.
Hoje marcha-se para um triste dia de comemoração. Será uma nova estratégia de combate à pobreza ou de auto-exclusão da CML?

1. Ver o URL www.cm-lisboa.pt/?id_item=13826&id_categoria=12
2. Câmara de Lisboa interrompe apoio a sem-abrigo e deficientes por falta de verbas” por Ana Henriques, Público, 2007-03-15 e “CML deixa de apoiar sem-abrigo” no URL
www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=785800&div_id=291
Foto
http://carmoeatrindade.blogspot.com/2007/03/o-roma-faz-50-anos-no-dia-15.html

Sem comentários: