A lendária Passagem do Noroeste, a rota marítima mais directa entre a Europa e a Ásia, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, está limpa de gelo e aberta, o que sucede pela primeira vez desde que existem registos, em 1972 1.
O gelo do Ártico recuou para a menor extensão alguma vez registada, abrindo pela primeira vez a via à navegação entre o Atlântico e o Pacífico através do Estreito de McClure. O fenómeno foi detectado por um satélite da Agência Espacial Europeia (AEE) e eleva as preocupações dos cientistas face aos efeitos do aquecimento global.
A área coberta de gelo caiu para três milhões de quilómetros quadrados, um milhão menos que os recordes de 2005 e 2006. As fotos de satélite mostram toda a via pelo norte do Canadá e do Alasca livre de gelo.
A notícia surge em plena contenda pela soberania do Ártico. Rússia e Canadá debatem o controlo de grande parte da região, rica em recursos naturais.
Uns vêm neste recuo do gelo uma esperança para antigas ambições económicas, oferecendo uma rota de navegação - a mítica Passagem do Noroeste - que pode constituir uma alternativa mais barata do que o Canal do Panamá para muitos navios 2.
Para o ambiente e o futuro da Humanidade são más notícias. Eis mais um efeito das alterações climáticas sobre o degelo.
O gelo do Ártico recuou para a menor extensão alguma vez registada, abrindo pela primeira vez a via à navegação entre o Atlântico e o Pacífico através do Estreito de McClure. O fenómeno foi detectado por um satélite da Agência Espacial Europeia (AEE) e eleva as preocupações dos cientistas face aos efeitos do aquecimento global.
A área coberta de gelo caiu para três milhões de quilómetros quadrados, um milhão menos que os recordes de 2005 e 2006. As fotos de satélite mostram toda a via pelo norte do Canadá e do Alasca livre de gelo.
A notícia surge em plena contenda pela soberania do Ártico. Rússia e Canadá debatem o controlo de grande parte da região, rica em recursos naturais.
Uns vêm neste recuo do gelo uma esperança para antigas ambições económicas, oferecendo uma rota de navegação - a mítica Passagem do Noroeste - que pode constituir uma alternativa mais barata do que o Canal do Panamá para muitos navios 2.
Para o ambiente e o futuro da Humanidade são más notícias. Eis mais um efeito das alterações climáticas sobre o degelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário