04/09/2007

Segurança na 2ª Circular

Falta de visibilidade em várias curvas, piso não aderente, acumulação de água, perigo de hidroplanagem, existência de sumidouros em vez de valas para escoar a água da chuva e inexistência de faixas de aceleração. Estas são algumas das falhas graves existentes na Avenida Norton de Matos (Segunda Circular). Estes problemas integram um extenso relatório do Observatório de Segurança das Estradas e Cidades (OSEC). Por estes motivos o OSEC pediu à autarquia o fecho imediato, por perigo elevado, entre outros, do acesso pela Rua Cidade do Porto 1.
Finalmente a CML decidiu debater, na sua reunião de amanhã, a “adopção de medidas urgentes de correcção dos defeitos resultantes da construção e manutenção existentes na 2ª Circular, constantes do relatório de peritagem elaborado pelo Observatório de Segurança de Estradas e Cidades” (OSEC) 2.
Aguarda-se agora também que a breve trecho a CML se decida a agendar e implementar a Recomendação sobre o mesmo problema no Eixo Norte/Sul apresentada pelo grupo municipal do Partido Ecologista “Os Verdes” na Assembleia Municipal (AML) de 27 de Fevereiro deste ano, na qual se propunha à CML e a outras entidades responsáveis:
- a correcção técnica das imprecisões da via detectadas no relatório do OSEC, designadamente com a revisão do traçado e a correcção das curvas, de modo a aumentar as condições de segurança do eixo Norte/Sul;
- a solução dos impactos acústicos do eixo Norte-Sul, prevendo a introdução de barreiras acústicas, que incluam filas de árvores, vegetação arbórea e painéis absorventes do ruído, bem como a aplicação de pavimento betuminoso flexível com reciclado de borracha e a implementação de radares de controlo de velocidade para os limites mais adequados a cada troço da via.
Recorda-se que esta Recomendação foi aprovada por Unanimidade por todas as forças políticas da AML, mas ainda não implementada até ao momento 3.

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