Os franceses andam excitados com o programa de bicicletas ao serviço do cidadão. De tal modo que uma delegação londrina viajou a Paris para estudar o programa para o adoptar.
“Dois milhões de alugueres em 39 dias com tempo execrável, é o êxito. Serviço lúdico torna-se meio de mobilidade alternativo ao carro e transporte público. O parisiense faz da bicicleta veículo quotidiano. Há pontos de entrega de bicicletas todos os 300 a 500 metros. Ao café no bairro vizinho vou de bicicleta, e noutra para regressar. Muitos que se riam agora são utentes. É um serviço público quase gratuito e tem efeito ecológico ideal” [Libération].
“Ninguém imaginava que as bicicletas pudessem revolucionar tão depressa a vida e deslocação na cidade. Para o 'maire' socialista de Paris, Delanoe, o êxito do Vélib é inesperada rampa de lançamento para a reeleição” [Libération].
Também cidades como Bordéus, Nantes, Mulhouse, Rouen, Besançon estão a aderir à ideia.
Na comunidade urbana de Lyon funciona há 18 meses um sistema semelhante: “Cada vez mais gente usa bicicleta entre a casa e o trabalho ou a escola. A chuva é obstáculo que adequados impermeáveis superam sem problema” [Le Progrés].
Marselha vai juntar-se, de início, com 750 bicicletas: “A ideia é a uma cidade apaziguada, com menos confusão de carros e autocarros” [La Marseillaise] 1.
E Lisboa? Porque espera para implementar as várias propostas de “Os Verdes” entretanto aprovadas por unanimidade na Assembleia Municipal? 2 Não existe já consenso suficiente entre Associações e órgãos municipais?
“Dois milhões de alugueres em 39 dias com tempo execrável, é o êxito. Serviço lúdico torna-se meio de mobilidade alternativo ao carro e transporte público. O parisiense faz da bicicleta veículo quotidiano. Há pontos de entrega de bicicletas todos os 300 a 500 metros. Ao café no bairro vizinho vou de bicicleta, e noutra para regressar. Muitos que se riam agora são utentes. É um serviço público quase gratuito e tem efeito ecológico ideal” [Libération].
“Ninguém imaginava que as bicicletas pudessem revolucionar tão depressa a vida e deslocação na cidade. Para o 'maire' socialista de Paris, Delanoe, o êxito do Vélib é inesperada rampa de lançamento para a reeleição” [Libération].
Também cidades como Bordéus, Nantes, Mulhouse, Rouen, Besançon estão a aderir à ideia.
Na comunidade urbana de Lyon funciona há 18 meses um sistema semelhante: “Cada vez mais gente usa bicicleta entre a casa e o trabalho ou a escola. A chuva é obstáculo que adequados impermeáveis superam sem problema” [Le Progrés].
Marselha vai juntar-se, de início, com 750 bicicletas: “A ideia é a uma cidade apaziguada, com menos confusão de carros e autocarros” [La Marseillaise] 1.
E Lisboa? Porque espera para implementar as várias propostas de “Os Verdes” entretanto aprovadas por unanimidade na Assembleia Municipal? 2 Não existe já consenso suficiente entre Associações e órgãos municipais?
1. Ver http://dn.sapo.pt/2007/08/30/opiniao/o_verao_bicicleta.html
2. Ver por ex. http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2007/07/descoberta-da-plvora.html e extracto do programa eleitoral da CDU em http://cdulumiar.blogs.sapo.pt/67706.html
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