09/03/2009

CML vai contratar novos cantoneiros

Lisboa tem desde sábado 45 novos cantoneiros, de um total de 120 que serão contratados pela autarquia até Maio, no âmbito de um projecto global de limpeza urbana que representa um investimento de oito milhões de euros.
Para além da contratação dos cantoneiros, a compra de viaturas é outra das vertentes da estratégia de limpeza urbana da autarquia, da qual consta a futura aquisição de 75 viaturas até final do ano e a criação de três “áreas de excelência” para a recolha de resíduos nas zonas históricas: Mouraria/Alfama/Castelo, Bairro Alto e Baixa/Chiado.
Segundo explicou o director do Departamento Municipal de Ambiente Urbano, “estas áreas foram escolhidas por serem zonas muito turísticas, com grande concentração de equipamentos de restauração e com condicionantes urbanísticas e de ocupação que não favorecem a limpeza urbana, sobretudo com meios mecânicos”.
Da estratégia de limpeza urbana definida pela autarquia faz ainda parte a expansão da recolha selectiva porta-a-porta a quatro novas áreas, num total de 16.000 casas, incluindo a Envolvente do Estádio da Luz/quinta dos Inglesinhos, Paço do Lumiar/Envolvente a Alvalade, freguesia de Nossa Senhora de Fátima e Quinta do Lambert.
O responsável municipal adiantou ainda que foram igualmente montadas sete gruas para remover ecopontos em viaturas de compressão, «que permitem uma maior frequência de recolha porque as embalagens recolhidas são comprimidas e, logo, consegue passar-se das 35 para as 60 descargas».
No âmbito do programa de limpeza urbana a câmara comprou igualmente 1.000 novas papeleiras com cinzeiro incorporado e pretende adquirir 14.000 novos contentores para recolha selectiva.
Na cerimónia de apresentação do programa, o presidente da autarquia considerou que «a limpeza urbana é crucial para a cidade» e sublinhou esforço feito para contratar os novos cantoneiros.
O responsável municipal adiantou ainda que foram igualmente montadas sete gruas para remover ecopontos em viaturas de compressão, “que permitem uma maior frequência de recolha porque as embalagens recolhidas são comprimidas e, logo, consegue passar-se das 35 para as 60 descargas”.
No âmbito do programa de limpeza urbana, a CML comprou igualmente 1.000 novas papeleiras com cinzeiro incorporado e pretende adquirir 14.000 novos contentores para recolha selectiva.
O serviço de limpeza urbana tem um total de 400 viaturas e 1.600 funcionários (1.400 cantoneiros), que recolhem por dia 900 toneladas de lixo.
A autarquia diz ainda que tenciona sensibilizar a população para a necessidade de separar os resíduos, com campanhas nos canais de televisão, rádios, imprensa, multibanco, folhetos a distribuir pelas Juntas de Freguesia e actividades em 200 escolas, que abrangerão 50.000 alunos e professores 1.
Recorda-se que no final do ano passado o Grupo Municipal de “Os Verdes” apresentara na AML uma Moção contra a tentativa da Câmara em privatizar os serviços de limpeza em Lisboa, apelando ao reforço do quadro de pessoal dos cantoneiros 2.

1. Ver
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=376682
2. Ver http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=239&Itemid=36 e http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=243&Itemid=33

Sem comentários: