O mapa do ruído de Lisboa foi elaborado em 2000 pelo Centro de Analise e Processamento de Sinais (CAPS) do Instituto Superior Técnico (IST).
Desde então, a actualização do mapa tornou-se necessária devido às “alterações entretanto ocorridas na cidade de Lisboa, quer ao nível do edificado, quer das fontes de ruído” e “alterações dos indicadores de ruído e métodos de cálculo, definidos na lei”, de acordo com a memória descritiva do referido mapa.
A zona do aeroporto de Lisboa e as principais vias rodoviárias da cidade apresentam níveis de ruído acima dos valores permitidos por lei, de acordo com a Carta de Ruído que foi discutida esta 4ª fª em reunião do executivo municipal.
Segundo a chefe de divisão de controlo ambiental, estas áreas serão por isso sujeitas a planos de redução do ruído. Esses planos podem vir a contemplar medidas como a diminuição da velocidade automóvel, condicionamentos de tráfego, alterações do piso ou barreiras acústicas, entre outras, acrescentou.
Os níveis de ruído superiores ao permitido por lei (mais de 65 Lden, indicador utilizado) situam-se no aeroporto, em todas as auto-estradas e nas vias estruturantes da capital, como no Campo Grande, Marginal, Segunda Circular, Radial de Benfica e nas Avenidas da Liberdade, de Ceuta, Infante Santo, Marechal Gomes da Costa, Padre Cruz e Infante D. Henrique, zonas em que os níveis de ruído são considerados excessivos.
Desde então, a actualização do mapa tornou-se necessária devido às “alterações entretanto ocorridas na cidade de Lisboa, quer ao nível do edificado, quer das fontes de ruído” e “alterações dos indicadores de ruído e métodos de cálculo, definidos na lei”, de acordo com a memória descritiva do referido mapa.
A zona do aeroporto de Lisboa e as principais vias rodoviárias da cidade apresentam níveis de ruído acima dos valores permitidos por lei, de acordo com a Carta de Ruído que foi discutida esta 4ª fª em reunião do executivo municipal.
Segundo a chefe de divisão de controlo ambiental, estas áreas serão por isso sujeitas a planos de redução do ruído. Esses planos podem vir a contemplar medidas como a diminuição da velocidade automóvel, condicionamentos de tráfego, alterações do piso ou barreiras acústicas, entre outras, acrescentou.
Os níveis de ruído superiores ao permitido por lei (mais de 65 Lden, indicador utilizado) situam-se no aeroporto, em todas as auto-estradas e nas vias estruturantes da capital, como no Campo Grande, Marginal, Segunda Circular, Radial de Benfica e nas Avenidas da Liberdade, de Ceuta, Infante Santo, Marechal Gomes da Costa, Padre Cruz e Infante D. Henrique, zonas em que os níveis de ruído são considerados excessivos.
Ver http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pais/Aeroporto+e+vias+rodoviarias+com+niveis+excessivos+de+ruido.htm
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