02/03/2009

Declaração de Impacto Ambiental na Ligação Ferroviária da TTT

A Agência Portuguesa do Ambiente elaborou em 23 de Fevereiro, e divulgou-a no dia 27 deste mês, a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) Favorável Condicionada à Solução B do Subtroço Lisboa/Moita via Terceira Travessia do Tejo 1, que aqui em parte se transcreve.
«Atendendo às recomendações expressas nas RCM nº 3/2009 e nº 4/2009 (ambas de 5 de Fevereiro), deve ser estudada a possibilidade de acomodar uma via de duplo sentido para modos de transporte suaves (p.e., bicicletas), desde que não implique alterações estruturais volumosas quer da ponte quer dos viadutos de acesso, apesar de não serem expectáveis volumes significativos de procura destes modos face às distâncias e tempos de percurso.
Assim, esta abordagem poderá requerer a alocação de uma das vias rodoviárias para este modo suave, sendo necessário estudar a melhor organização das restantes faixas para acomodar o restante tráfego.
A decisão de incluir modos suaves (ciclovias) na TTT deverá ser sustentada por um estudo de procura destes modos, considerando que o espaço no tabuleiro da ponte é escasso e que poderá ser utilizado de forma mais útil, respeitando igualmente os princípios de mobilidade mais sustentável.
Em qualquer dos casos, a inclusão dos modos suaves na ponte não deverá ser efectuada antes dos concelhos servidos directamente pela TTT acomodarem nos seus planos de mobilidade estes modos, tal como recomendado pela RCM nº 4/2009.
Em alternativa à inclusão de uma via de duplo sentido na TTT, entende-se mais adequado promover serviços de ‘bike-train’ nos ferroviários suburbanos, prevendo as respectivas infra-estruturas de apoio e definindo tarifários apropriados (no sentido da promoção deste tipo de mobilidade) e devidamente incluídos e enquadrados nos Planos de Mobilidade dos Concelhos servidos por estes serviços» 1.
Designação do Projecto: Ligação Ferroviária de Alta Velocidade Lisboa/Madrid, Subtroço Lisboa/Moita via Terceira Travessia do Tejo (TTT) no Corredor Chelas/Barreiro, Modos Ferroviário e Rodoviário.
Recorda-se que a opção por meios de mobilidade suave na TTT foi uma das propostas avançadas aquando da apresentação das conclusões das Jornadas Parlamentares do Partido Ecologista “Os Verdes2.

1. Ver
www.apambiente.pt/Paginas/default.aspx
2. Ver http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2008/07/os-verdes-defendem-ferrovia-e.html

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