06/09/2007

Na reunião de ontem

"Já passava das 22 horas quando a maioria dos vereadores (à excepção do PCP, que votou contra, e de Carmona Rodrigues, que se absteve) votou favoravelmente o acordo que Costa se propõe assinar com o Sporting. As duas questões polémicas que têm impedido a aprovação do loteamento - saber se o Sporting está isento de compensações e se tem direitos de construção em mais 29 mil metros quadrados -serão dirimidas num tribunal arbitral, que deverá estar constituído até dia 15 e proferir uma decisão até 31 de Março do próximo ano.
O texto inicial do acordo sofreu, contudo, uma alteração, proposta pelo ex-presidente e agora vereador independente, Carmona Rodrigues. O loteamento de 80 mil metros quadrados não será votado "de imediato", como Costa propunha, mas só numa próxima reunião pública, após a celebração do acordo com o Sporting." (JN)

"A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou ontem, por unanimidade, uma moção que contesta o despacho governamental que autoriza a instalação de um hotel no Quartel da Graça." (DN)

"Na reunião de ontem, o vice-presidente, Marcos Perestrello (PS), anunciou ainda que as obras no jardim de S. Pedro de Alcântara, ao Bairro Alto, deverão ser retomadas a 24 de Setembro, depois de ser resolvida a questão do pagamento aos empreiteiros, que se encontrava atrasado. Marcos Perestrello adiantou que o jardim deve estar pronto dentro de quatro meses." (DN)

"O vereador dos Espaços Verdes anunciou ter enviado um despacho ao Clube Português de Tiro a Chumbo, instalado em Monsanto, determinando a "suspensão imediata da sua actividade". No documento, Sá Fernandes lembra que o clube "está a ocupar o terreno cuja concessão findou" e fixa um prazo de 30 dias para aquela entidade apresentar "um projecto que contemple todas as medidas preconizadas pelos serviços da câmara"." (Público, via LisboaLisboa)

"A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje a extinção da Empresa Municipal de Águas Residuais (Emarlis), com uma recomendação para salvaguardar os direitos dos trabalhadores, mas sem garantia de os reintegrar na autarquia ou noutra empresa municipal. Duas propostas de extinção, uma do PS e outra do PCP, foram apresentadas na reunião pública de quarta-feira do executivo municipal e acabaram por ser fundidas e aprovadas com a abstenção dos três vereadores eleitos pelo Movimento Lisboa Com Carmona. (...) No texto final da proposta ficou definido que a Câmara procurará "acordos com outras empresas para reintegrar os trabalhadores, sem prejuízo das indemnizações a que possam ter direito"." (Lusa)

4 comentários:

Sobreda disse...

Pois é, mas a notícia sobre a continuação ou não do Clube de Tiro em Monsanto não é só assim...
Segundo por ex. o jornal Meia-Hora de hoje, a suspensão é provisória, tendo o sr. vereador dos espaços verdes ressalvado que no futuro "para voltar a haver tiros, a zona tem de ficar livre de ruído e os solos de contaminação com chumbo, para que se proteja a natureza".
Mas para quem o ouviu bem e oralmente em plena de sessão de CML, a prática de tiro pode continuar, logo que resolvidas essas premissas.
Quando interpelado pelos vereadores da CDU nada disse, por ex., sobre como vai o Clube resolver uma contaminação de solos e águas subterrãneas com chumbo durante os passados 50 anos.
Com certeza que também a Plataforma por Monsanto não deixará passar em branco este lapso 'por maior'.

Sofia G.V. disse...

Em qualquer dos casos, não há dúvida, a solução deveria ser sempre o Clube de Tiro sair de Monsanto. Aliás, já aqui no blogue se tinha questionado a posição de Sá Fernandes.

Sobreda disse...

E há ainda mais um dado interessante sobre as condições da continuação - ou não - do Campo de Tiro em Monsanto, anunciada há dois dias pelo vereador dos Espaços Verdes da CML.
Segundo um matutino, os "responsáveis desconhecem suspensão da prática de tiro", afirmando o Presidente do Clube que apenas teve conhecimento da decisão camarária "através da comunicação social". "Não vou comentar um despacho que não conheço, só o farei quando o tiver em minha posse".
Ler www.noticiasdamanha.net/?lop=artigo&op=96da2f590cd7246bbde0051047b0d6f7&id=f4e33073f63e22196fb6be9745191e79

Sobreda disse...

Correcção ao link, que não ficou correcto:
www.noticiasdamanha.net/?lop=subtema&op=96da2f590cd7246bbde0051047b0d6f7