O PCP e a Junta de Alvalade não querem ciclovias na Rua de Entrecampos e na Avenida Frei Miguel Contreiras, mas a CML rejeita as críticas consubstanciadas em três abaixo-assinados.
A construção de ciclovias naquelas vias, em Alvalade, está a gerar um coro de protestos, tendo o PCP e o PSD lançado três abaixo-assinados contra a iniciativa da CML. O vereador dos espaços verdes e público garante que no caso da primeira artéria nada está decidido e atribui as críticas a falta de informação.
Por seu lado, o PCP começa por sublinhar ser “inteiramente favorável” à existência de pistas cicláveis, as quais não pões em dúvida. Pedro Duarte Silva, o representante da PCP na Assembleia de Freguesia de Alvalade, considera no entanto “profundamente errada” a criação do traçado de tal equipamento na Rua de Entrecampos, dada a “estreiteza” desta artéria.
O eleito acrescenta que tal facto vai “prejudicar ainda mais o problema do estacionamento” e da mobilidade, alertando para o risco de acidentes envolvendo ciclistas e transeuntes, já que a ciclovia vai nascer “a uma distância muito pequena das entradas e saídas dos prédios”, designadamente, dos serviços de atendimento ao público da Caixa Nacional de Pensões.
Estas objecções levaram mesmo à apresentação de uma moção do PCP na Assembleia de Freguesia, aprovada por todas as forças políticas, e à criação de uma petição que reuniu 210 assinaturas e já foi entregue à CML. Mas os protestos não ficaram por aqui e nos últimos dias o PCP e a Junta de Freguesia de Alvalade, presidida pelo PSD, lançaram mais dois abaixo-assinados.
O do PCP, que pede à autarquia uma revisão do traçado, refere-se à ciclovia cuja construção já arrancou na Avenida Frei Miguel Contreiras, invocando que vai reduzir o estacionamento e agravar o trânsito (?). Estas críticas são partilhadas pelo executivo da Junta de Freguesia, que numa carta distribuída da zona defende que o equipamento “é extremamente lesivo dos interesses dos fregueses e moradores”, acarretando “problemas de segurança” devido à “diminuição da largura do passeio existente”.
A construção de ciclovias naquelas vias, em Alvalade, está a gerar um coro de protestos, tendo o PCP e o PSD lançado três abaixo-assinados contra a iniciativa da CML. O vereador dos espaços verdes e público garante que no caso da primeira artéria nada está decidido e atribui as críticas a falta de informação.
Por seu lado, o PCP começa por sublinhar ser “inteiramente favorável” à existência de pistas cicláveis, as quais não pões em dúvida. Pedro Duarte Silva, o representante da PCP na Assembleia de Freguesia de Alvalade, considera no entanto “profundamente errada” a criação do traçado de tal equipamento na Rua de Entrecampos, dada a “estreiteza” desta artéria.
O eleito acrescenta que tal facto vai “prejudicar ainda mais o problema do estacionamento” e da mobilidade, alertando para o risco de acidentes envolvendo ciclistas e transeuntes, já que a ciclovia vai nascer “a uma distância muito pequena das entradas e saídas dos prédios”, designadamente, dos serviços de atendimento ao público da Caixa Nacional de Pensões.
Estas objecções levaram mesmo à apresentação de uma moção do PCP na Assembleia de Freguesia, aprovada por todas as forças políticas, e à criação de uma petição que reuniu 210 assinaturas e já foi entregue à CML. Mas os protestos não ficaram por aqui e nos últimos dias o PCP e a Junta de Freguesia de Alvalade, presidida pelo PSD, lançaram mais dois abaixo-assinados.
O do PCP, que pede à autarquia uma revisão do traçado, refere-se à ciclovia cuja construção já arrancou na Avenida Frei Miguel Contreiras, invocando que vai reduzir o estacionamento e agravar o trânsito (?). Estas críticas são partilhadas pelo executivo da Junta de Freguesia, que numa carta distribuída da zona defende que o equipamento “é extremamente lesivo dos interesses dos fregueses e moradores”, acarretando “problemas de segurança” devido à “diminuição da largura do passeio existente”.
Quanto à Rua de Entrecampos, o vereador diz que a construção da ciclovia “ainda não está decidida”, já que este equipamento deixará de ser necessário se se avançar no Bairro de São Miguel com a criação de uma zona onde os automóveis não possam circular a mais de 30 km/h.
Garante ainda ter sido acordada com a Rede Ferroviária Nacional a realização de uma série de obras ao longo do caminho de ferro entre Sete Rios e a Avenida Gago Coutinho, como a plantação de árvores, intervenções em espaços verdes e um incremento da iluminação.
Garante ainda ter sido acordada com a Rede Ferroviária Nacional a realização de uma série de obras ao longo do caminho de ferro entre Sete Rios e a Avenida Gago Coutinho, como a plantação de árvores, intervenções em espaços verdes e um incremento da iluminação.
2 comentários:
A construção da Ciclocia na Av. Frei Miguel Contreiras já está em marcha.
Destruiram os lugares de estacionamento frente ao Teatro Maria Matos, vão tirar a paragem do autocarro 27 (o único que serve a zona) para passar a ciclovia.
Os passeios vão ser cortados. A ciclovia vai atravessar a avenida em várias passadeiras de peões, seguindo depois junto à entrada dos prédios, tudo numa AV que já teve 25 metros de largura, 150 lugares de estacionamento e mais de 30 árvores. Tem hoje 9 metros de largura, 30 lugares de estacionamento e nenhuma árvore, fruto da obra ilegal da REFER. E ainda querem colocar uma ciclovia, para isso suprimindo uma faixa de rodagem, obrigando a desvios de trânsito para ruas secundárias sem capacidade de escoamento (lagares del Rei, etc.)
Numa zona puramente residencial, o vereador sombra sá fernandes, quiçá acossado por falta de obra para mostrar, enverdou na senha desenfreada da ciclovia. Concordo com a construção das mesmas em Lisboa, mas em locais apropriados. É seguro ciclar a dois palmos de autocarros, atravessar estradas e passadeiras?
A zona em questão é uma freguesia muito envelhecida ecom muitos idosos. Já têm de lidar com o trânsito, faltava as bicicletas.
O estacionamento vai ficar impossível, o que vai obrigar à ocupação da ciclovia pois já nem existem passeios para ocupar.
Com a construção da ciclovia deixo sequer de ter possibilidade de parar o carro (que só uso aos fins de semana e fora da hora de ponta, já que tenho o previlégio de ir a pé para o trabalho) para descarregar as compras ou deixar um passageiro. Será que o sr sá fernandes vai ao supermercado de bicicleta, alombar com paletes de leite? Não me parece.
Faça-se sim, mas em locais com condições e sem prejudicar os moradores.
Consultem o traçado assombroso desta ciclovia no site da junta de alvalade...
devem bater mal da tola com post tremendamente estupido, agora criar ciclovias é mau? sinceramente mudem o nome para "os contras"!
Que falta de respeito, e o os mais novos não são gente?
Gostam muito de falar mas pouco percebem de matéria! Quiça um pouco de ordenamento do territorio e mobilidade vos faça falta...
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