18/09/2009

Acessos às cidades poderão vir a ter corredores para carros com dois ou mais ocupantes

Os acessos às cidades de Lisboa e Porto deverão ganhar no Verão do próximo ano vias próprias para veículos com dois ou mais ocupantes, uma medida prevista nos planos para a melhoria da qualidade do ar destas duas regiões.
De acordo com os programas de execução dos planos de melhoria da qualidade do ar das regiões Lisboa e Vale do Tejo e do Norte, publicados na 4ª fª em Diário da República, estes corredores especiais poderão funcionar em simultâneo com as vias para transportes públicos (BUS) em acessos com pelo menos três faixas de rodagem.
No caso da cidade de Lisboa, segundo um professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, que participa na coordenação do programa de execução da região de Lisboa e Vale do Tejo, todos os acessos deverão ganhar este corredor, à excepção da auto-estrada do Sul (A2).
“Estas vias serão introduzidas em todos os acessos à cidade, desde a auto-estrada de Cascais [A5], até ao IC19 [Sintra-Lisboa], passando pela auto-estrada do Norte [A1), à excepção da Auto-estrada do Sul, que pelas suas características, como termina em ponte, foi excluída”.
A intenção é ter “corredores próprios para estes veículos, com troços ainda por seleccionar e que funcionarão apenas durante o período de ponta da manhã. A entrada nas cidades é mais complicada do que a saída. Quase toda a gente entra no período entre as 8h e as 10h, mas a saída do emprego é mais espaçada no tempo, entre as 16h e as 20h”.
Os estudos que estão a ser feitos deverão igualmente ajudar a definir a extensão dos troços que receberão este corredor especial e garantir “que esta via é atraente. Não queremos ter uma via destas vazia nem entupida de carros e por isso ainda estão por definir os critério da 'alta ocupação', ou seja, se os veículos a autorizar serão carros com dois ou mais ocupantes ou com três e mais ocupantes. Todos esses dados devem ficar clarificados primeiro porque se a utilização desta via não implicar um ganho de tempo não vale a pena criá-la. É um terço da capacidade de circulação que está em jogo”.
Segundo a calendarização prevista, o período experimental em Lisboa deverá começar em Junho de 2010 e prolongar-se por oito meses, até Janeiro de 2011.
Além de veículos com dois ou mais ocupantes e de transportes públicos, este corredor especial poderá ser utilizado por veículos eléctricos, por serem os únicos sem emissões atmosféricas e porque são os que apresentam melhor desempenho ambiental em espaço urbano.
O programa de execução resultou do trabalho de um grupo de especialistas de várias entidades, envolvendo representantes de vários ministérios e secretarias de Estado, das comissões de coordenação e desenvolvimento regional, da faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e dos institutos de mobilidade e transportes terrestres e de infra-estruturas rodoviárias.
O objectivo das Vias de Alta Ocupação é proporcionar uma viagem mais rápida durante os períodos mais congestionados de trânsito. A criação destes corredores especiais pretende ainda desincentivar o uso do transporte individual, incentivar a utilização do transporte colectivo, bem como os modos de partilha de veículos (carpooling).

Ver Lusa doc. nº 10130239, 17/09/2009 - 16:46

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