Em 2007 e 2008, o distrito de Lisboa contou com um total de 924 acidentes rodoviários. O Governo Civil identificou 29 locais como problemáticos em acidentes com mortos e feridos graves, dos quais mais de metade são na capital 1.
Em 2007, foram georreferenciados 497 acidentes no distrito de Lisboa e 427 em 2008, num projecto desenvolvido pelo Governo Civil de Lisboa, no âmbito das suas competências na área da prevenção e segurança rodoviária, em colaboração com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, PSP e GNR.
O chefe de gabinete do Governador Civil explicou que na análise destas situações foram usados critérios que passam pela concentração de pelo menos três acidentes no mesmo local, distanciados no máximo 200 metros, com vítimas mortais e/ou feridos graves.
Com base nestes critérios de metodologia, foram então identificados pelo Governo Civil os 29 locais mais problemáticos, a maior parte dos quais concentrados no concelho de Lisboa e mais de metade na capital, não tendo, porém, identificado os locais, adiantou que são zonas onde existe uma maior concentração de atropelamentos e maior volume de tráfego.
Irão também ser assinados protocolos com a PSP e a GNR para a cedência de 80 equipamentos de GPS (sistema de posicionamento global), destinados a “solidificar e a alargar o âmbito do projecto” de georreferenciação, passando a ser georreferenciados no distrito de Lisboa “todos os acidentes com vítimas, de uma forma metódica e articulada entre todos os agentes” de segurança 2.
Em 2007, foram georreferenciados 497 acidentes no distrito de Lisboa e 427 em 2008, num projecto desenvolvido pelo Governo Civil de Lisboa, no âmbito das suas competências na área da prevenção e segurança rodoviária, em colaboração com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, PSP e GNR.
O chefe de gabinete do Governador Civil explicou que na análise destas situações foram usados critérios que passam pela concentração de pelo menos três acidentes no mesmo local, distanciados no máximo 200 metros, com vítimas mortais e/ou feridos graves.
Com base nestes critérios de metodologia, foram então identificados pelo Governo Civil os 29 locais mais problemáticos, a maior parte dos quais concentrados no concelho de Lisboa e mais de metade na capital, não tendo, porém, identificado os locais, adiantou que são zonas onde existe uma maior concentração de atropelamentos e maior volume de tráfego.
Irão também ser assinados protocolos com a PSP e a GNR para a cedência de 80 equipamentos de GPS (sistema de posicionamento global), destinados a “solidificar e a alargar o âmbito do projecto” de georreferenciação, passando a ser georreferenciados no distrito de Lisboa “todos os acidentes com vítimas, de uma forma metódica e articulada entre todos os agentes” de segurança 2.
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