16/09/2009

Falta promover estacionamento e mais segurança para os utilizadores de bicicletas

A construção de ciclovias tem contribuído para promover a utilização das bicicletas como meio de transporte, mas é preciso melhorar a segurança e criar mais estacionamento para velocípedes, considera o presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB).
“A construção de ciclovias está a incentivar o uso de bicicletas” e é uma tendência que se verifica em todas as cidades portuguesas. No entanto, que é necessário criar mais estacionamentos específicos e melhorar a segurança para os utilizadores de bicicletas, sugerindo medidas como a acalmia de tráfego, com zonas de velocidade reduzida. “As pessoas ainda se sentem inseguras. Além disso, também se preocupam com o roubo das bicicletas pelo que seria necessário criar mais estacionamentos”.
As ciclovias não são a única alternativa para promover a circulação de bicicletas, adiantou o presidente da FPCUB.
Os projectos de ciclovias são disso exemplo: trata-se de uma via partilhada, com bicicletas pintadas no chão para avisar os automobilistas.
“Vamos instalar ainda sinalização e bike-boxes [uma espécie de grelha que dá prioridade às bicicletas nos semáforos]. Até ao início de 2010 queremos ter bicicletas de utilização gratuita nos estabelecimentos de ensino e estações de metro e de comboio desta área”.
A mudança de mentalidade é outro dos factores que ajuda a explicar a adesão crescente às bicicletas. “As pessoas começam a perceber que é mais cómodo, mais rápido e mais económico do que usar o carro, sobretudo em pequenas distâncias. Às vezes, Portugal está vinte anos atrasado, mas quando as coisas arrancam, recupera facilmente”. Ainda assim “é preciso tirar as pessoas do comodismo”, continuou, frisando que são os jovens que assumem um comportamento mais pró-activo.
Também decisiva foi a adesão dos operadores de transportes públicos à moda de pedalar, nos últimos anos, facilitando o acesso aos velocípedes.
A Fertagus, que permite o transporte gratuito de bicicletas nos comboios, excepto às horas de ponta nos dias úteis é uma das empresas mais avançadas neste domínio, o que lhe mereceu o prémio nacional de mobilidade em bicicleta, atribuído pela FPCUB em 2006.
Também a Transtejo transporta os velocípedes gratuitamente, sem restrição de horário, mas tem algumas ligações condicionadas.
Na CP, as bicicletas podem ser transportadas nos comboios urbanos de Lisboa, nas Linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado, excepto entre as 7h e as 10h no sentido periferia-Lisboa e entre as 16h e as 20h no sentido contrário.
A Carris também criou algumas carreiras onde é possível levar os velocípedes aos sábados, domingos e feriados.
O Metropolitano de Lisboa antecipou (recentemente) uma hora ao horário anteriormente previsto, permitindo transportar bicicletas a partir das 20h30, nos dias úteis, e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados.

Ver Lusa doc. nº 10117567, 15/09/2009 - 07:15

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