11/02/2009

Na senda da eficiência energética

Em Bruxelas, decorreu ontem a assinatura do Pacto dos Autarcas, que reuniu mais de 400 cidades da União Europeia. A capital portuguesa é uma das nove cidades do país que assinaram o acordo europeu para a redução das emissões de CO2 em 20% até 2020.
A iniciativa da Comissão Europeia propõe a redução das emissões através de planos de acção para as energias sustentáveis e renováveis. Para além de Lisboa, as cidades de Almada, Aveiro, Cascais, Ferreira do Alentejo, Guarda, Moura, Porto e Vila Nova de Gaia aderiram ao projecto.
Durante vários anos houve uma recolha e tratamento de dados quanto aos fluxos de energia, água e materiais no Concelho de Lisboa. A capital terá agora definido uma política neste sentido através da Estratégia Energético-Ambiental com o objectivo de assumir até 2013 “a dianteira a nível europeu e nacional em matéria de eficiência energética”.
A Câmara espera conseguir em quatro anos uma redução de 8,9% do consumo de energia primária nos sectores dos edifícios residenciais, edifícios de serviços e transportes rodoviários com uma redução anual de 1,85 por cento, e uma redução de 9,4% nos próprios serviços da CML com uma diminuição por ano de 1,95%.

Ver
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1364674

Sem comentários: