20/02/2009

Reciclagem de embalagens de medicamentos usados

A reciclagem das embalagens de medicamentos fora de uso entregues pelos utentes nas farmácias vai arrancar “nas próximas semanas” com a inauguração da primeira unidade de triagem para estes resíduos, afirmou fonte da entidade gestora Valormed.
“Começámos há duas semanas a testar a unidade de triagem, para verificar se funciona a monitorização. Dentro de algumas semanas vamos inaugurar esta unidade e fazer então os primeiros envios para reciclagem”, afirmou o director-geral.
Até meados de Novembro do ano passado todas as embalagens de medicamentos já usados ou fora de validade entregues pelos portugueses nas farmácias estavam a ser enviadas para queima sem passarem por unidades de triagem que separem o papel, plástico ou vidro que pode ser reciclado.
Alegando não estarem a ser cumpridos os objectivos de gestão de reciclagem e de valorização, a que a Valormed está obrigada, a Agência Portuguesa do Ambiente ordenou a suspensão de todos os envios de resíduos para queima em incineradoras, impondo o seu armazenamento até que fosse criada uma unidade de triagem.
“Desde Dezembro e até agora foram armazenados cerca de 80 toneladas” de embalagens de medicamentos, disse o director-geral da Valormed, adiantando que estas embalagens vão dentro de algumas semanas começar a ser encaminhadas para a unidade de triagem da Prolixo.

Ver
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1365871

Sem comentários: