
Com maior ou menor ocorrência, as cavidades no pavimento são quase uma constante na cidade, havendo porém locais onde o diâmetro e a profundidade dos buracos os transformaram em verdadeiras crateras, transtornando o quotidiano a automobilistas e peões e chegando mesmo a pô-los em perigo, como pode ser constatado numa viagem por várias zonas da capital.
Pelas várias áreas percorridas, da Estrela a São Bento, Campo de Ourique, Ajuda, Lumiar, Alcântara, Junqueira, Benfica, Belém e Cais do Sodré e muitas outras artérias, desde o coração da cidade a diversas zonas mais periféricas, os buracos são uma regra. A Estrada do Paço do Lumiar e as Avenidas da Índia e Brasília são outras das artérias onde os buracos são uma constante. Em Benfica, dever ser “a maior calamidade de Lisboa” 1.

De acordo com um estudo, o município contabilizou entre Junho e Dezembro de 2008, através do Programa LxAlerta, 546 pedidos de alerta relativos a faixas de rodagem e 1.124 pedidos de intervenção ao nível dos passeios e um total de 3.090 alertas para intervenção rápida, dos quais 692 situações se encontram por resolver 2.
Agora, durante o ano de 2009, a CML afirma que vai gastar sete milhões de euros no plano de repavimentação para recuperar as faixas de rodagem e calçadas em vários locais da capital. O investimento é o maior realizado pela autarquia em obras deste tipo nos últimos sete anos e contempla a manutenção e conservação de pavimentos em 273 arruamentos, nos quais se integram 28 intervenções de maior profundidade identificadas anteriormente na cidade de Lisboa.
Do total de investimento, cinco milhões de euros destinam-se a obras em faixas de rodagem, um milhão para intervenções em calçadas e o restante para trabalhos na rede de saneamento a realizar ao longo de 2009, refere ainda o documento. A degradação a que chegaram muitas ruas de Lisboa deve-se à “falta de intervenção primária atempada”, nomeadamente ausência de conservação e manutenção regular dos pavimentos.
As intervenções a efectuar dividem-se em três tipos: construção / reconstrução de pavimentos, recarga de pavimentos e conservação / manutenção de pavimentos. As primeiras contemplam intervenções no ramo poente do nó da Avenida Calouste Gulbenkian com a Rua de Campolide, terraplanagens, pavimentação e drenagens no Casal Vistoso, reabilitação de pavimentos no bairro das Terras do Forno e reabilitação de pavimentos no Campo Pequeno (reconstrução dos topos Sul e Este).
Os trabalhos de recarga de pavimentos integram, entre outras, intervenções em nove avenidas - Duque de Loulé, Casal Ribeiro, Lusíada, Gomes Pereira, Defensores de Chaves, Colégio Militar, Lusíadas, José Malhoa, Brasil, Infante D. Henrique, entre outras -, na Estrada de Benfica, Praça de Espanha, Calçada do Patriarcal, Largo da Estefânia e em algumas zonas de acesso ao Eixo Norte-Sul, nomeadamente, na da Avenida das Forças Armadas.
Ao nível da conservação e manutenção de pavimentos as intervenções abrangem quatro avenidas - Descobertas/Estrada de Caselas, Brasília, Duque de Loulé e Infante D. Henrique -, Alameda das Linhas de Torres, Calçada da Ajuda, Estrada do Paço do Lumiar, Praça do Império, Calçada da Ajuda, Alameda D. Afonso Henriques e 14 outras ruas 3.
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