25/06/2009

PEV recusa simultaneidade de eleições

O PR ouviu durante a manhã de ontem os representantes dos partidos com assento parlamentar para decidir sobre a data de realização das eleições legislativas.
Nessa audiência, o Partido Ecologista “Os Verdes” recusou a simultaneidade das eleições legislativas e autárquicas, adiantando que o Presidente da República não terá fechado a porta a essa possibilidade.
“Aquilo que ficou claro para nós é que o senhor Presidente não colocou de parte a simultaneidade, mas também não nos pareceu que tivesse posto de parte a não simultaneidade (...). Não tem a porta fechada nem a uma, nem a outra, quis (apenas) ouvir os argumentos dos partidos”.
Segundo afirmou a deputada Heloísa Apolónia, que falava aos jornalistas à saída de uma audiência com o PR sobre a data das eleições legislativas, apesar disso, o chefe de Estado não manifestou a sua posição. “O senhor Presidente da República apresentou-nos alguns argumentos em relação à simultaneidade, apresentou-nos outros argumentos em relação à não simultaneidade, estivemos a desembrulhar argumentos quer numa lógica, quer noutra”.
Quanto à posição do PEV, Heloísa Apolónia reiterou a discordância à simultaneidade das legislativas e autárquicas, argumentando que se tratam de dois actos eleitorais distintos. “Os eleitores merecem um esclarecimento concreto em relação aos programas dos partidos, em relação às intenções dos partidos, às propostas dos partidos para cada um desses actos eleitorais”. Por isso, acrescentou, se houvesse uma simultaneidade de eleições “seria uma grande baralhada a nível nacional e também a nível autárquico com uma confusão de propostas”.
À excepção do PSD, que voltou a insistir na simultaneidade entre legislativa e autárquicas, todos os restantes partidos com assento parlamentar defenderam datas separadas. A data das legislativas será “publicamente anunciada antes do fim do mês”, reiterara o chefe de Estado, na passada 3ª fª. em Edimburgo.
De acordo com a lei, as eleições autárquicas são marcadas pelo Governo para o período entre 22 de Setembro e 14 de Outubro e a marcação tem de ser feita até 80 dias antes da última data possível. Por seu turno, as eleições legislativas são marcadas pelo PR para um período mais largo, entre 14 de Setembro e 14 de Outubro, podendo ser marcadas mais tarde, até 60 dias antes da última data possível.

Sem comentários: