04/06/2009

Planeta Terra como nunca antes foi visto

O dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, foi o escolhido para a estreia mundial do filme ‘Home’, uma longa-metragem realizada por Yann Arthus-Bertrand e produzida por Luc Besson. A iniciativa tem como objectivo alertar, informar e sensibilizar para a importância da preservação do ambiente.
O realizador leva-nos numa viagem original à volta da Terra, para que possamos contemplá-la e entendê-la. ‘Home’ pretende ajudar a perceber a nossa relação com o planeta, com o objectivo de encorajar a protegê-lo.
O filme conta com imagens de 120 locais de um conjunto de 54 países, recolhidas em mais de 217 dias de filmagens, durante 18 meses. As mais de 733 cassetes de vídeo gravadas integram 500 horas de filmagens, que deram origem a 90 minutos de um filme único, que retrata a Terra com imagens recolhidas do ar, e que mostram o planeta de uma forma inédita.
Esta longa-metragem ecologista foi concebida para ser divulgada gratuitamente, ou a preço de custo, em projecções ao ar livre, na televisão, no cinema, em DVD e na Internet, no mundo inteiro, no próximo dia 5 de Junho.
‘Home’ é um tributo à preservação do planeta, na sequência directa de ‘Verdade Inconveniente’. O novo filme pretende sensibilizar a opinião pública mundial sobre a necessidade de alterar modos e hábitos de vida, a fim de evitar uma catástrofe ecológica planetária, sendo constituído por paisagens aéreas do mundo inteiro e surgiu como consequência directa de uma outra obra de Arthus-Bertrand, intitulada ‘A Terra Vista do Céu’, que consiste num livro ilustrado com fotografias de vários ecossistemas, vistos do céu, e indicadores do estado do planeta.
“Actualmente, a pegada ecológica da Humanidade suplanta as capacidades biológicas do planeta. Consumimos e exploramos demasiado os recursos naturais. Se cada habitante do planeta consumisse tanto como os habitantes da União Europeia, precisaríamos de cerca de três planetas para responder a essas necessidades. O problema é que temos apenas um planeta. Por estas razões é necessário rever urgentemente os nossos métodos de produção e de consumo, e começar a pagar a nossa divida ecológica, para podermos assegurar um futuro sustentável para a humanidade. É preciso passar à acção”, comenta o realizador.
Para a divulgação global desta iniciativa, será feita uma conferência de imprensa, em Paris, no dia 5 de Junho. ‘Home’ será apresentado em cerca de 100 países, de todos os continentes, e traduzido em mais de 23 línguas. No mesmo dia, o filme será projectado simultaneamente em cinemas, televisões, Internet e espaços públicos de referência nas principais capitais do mundo.
Em Portugal, a divulgação deste projecto incluirá um conjunto de iniciativas para o lançamento do filme, das quais se salientam a projecção ao ar livre e gratuita do filme, em Lisboa, na Praça Luis de Camões, pelas 21h, seguida de um concerto original com elementos dos Blasted Mechanism e os Nação Vira Lata.
Para Portugal, foi criado um site de divulgação de ‘Home’,
http://cultura.fnac.pt/HOME, com informação completa em português, testemunhos, trailer e fotografias. A versão portuguesa do filme será transmitida neste mesmo site, através de parcerias estabelecidas com o YouTube e o Google Portugal. O filme será ainda exibido nas salas de cinema por 1,5€.

Ver
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/517447
Ver o trailer IN http://www.youtube.com/watch?v=G8IozVfph7I&feature=player_embedded

Sem comentários: