11/05/2007

Comércio Justo na Estrela


Amanhã é o Dia Mundial do Comércio Justo e, de hoje até domingo, Lisboa será palco do 1º Fórum de Comércio Justo, que reunirá pessoas, sons e sabores de todo o mundo no Jardim da Estrela, num encontro e celebração de alternativas para um futuro sustentável.
“O Comércio Justo pretende aproximar o produtor do consumidor através de uma rede nacional que trabalha com produtores das zonas mais pobres do mundo e permite que o que eles fabricam chegue aos consumidores dos países economicamente mais desenvolvidos”.
Os princípios do Comércio Justo, que é uma alternativa ao comércio industrial, passam pelo respeito e preocupação pelas pessoas e o meio ambiente e pela existência de boas condições de trabalho e o pagamento de um preço justo aos produtores, que cubra os custos de produção, possibilite um rendimento digno e permita a protecção ambiental e de segurança económica. Mas passa também pela protecção e a promoção dos direitos humanos, nomeadamente os das mulheres, crianças e povos indígenas, pela produção tão completa quanto possível dos produtos nos países de origem, e pela protecção do ambiente e a promoção de um desenvolvimento sustentável.
Durante os três dias em que decorre o Fórum, haverá no Jardim da Estrela oficinas para crianças e jovens, projecção de filmes e documentários, concertos, debates com produtores e organizações de Comércio Justo, uma feira e um bar solidário.
O Fórum é o culminar do projecto Consumo Responsável em Portugal - Escolha Ética para um Futuro Sustentável, coordenado pela Cores do Globo em parceria com o CIDAC (Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral
www.cidac.pt) e a Associação Reviravolta www.reviravolta.comercio-justo.org, três Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) que trabalham a temática do Comércio Justo.
Uma das vertentes deste projecto, que arrancou em Abril do ano passado e recebeu apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), é o trabalho com as escolas, através de acções de sensibilização.

Sem comentários: