24/05/2007

Lisboa parada ‘por falta de pagamento’

A CML acumula uma dívida a fornecedores de 832 milhões de euros, uma situação de ruptura financeira, de acordo com o relatório de execução financeira da autarquia relativo ao primeiro trimestre deste ano. Segundo este relatório existe um “desequilíbrio financeiro estrutural ou de ruptura financeira” na autarquia lisboeta.
A dívida a fornecedores representa, na globalidade, 90% da receita de 2006, afirma o relatório, acrescentando que “evidencia um agravamento da situação financeira nas suas várias vertentes”. A 31 de Março deste ano, a dívida a fornecedores a curto prazo situava-se nos 316 milhões de euros, sendo a dívida a fornecedores a médio e longo prazo de 516 milhões de euros. “Em termos de tesouraria, a situação tende, de igual modo, a agravar-se, atenta a execução da receita extraordinária, que se situa muito abaixo dos valores considerados desejáveis”.
Entre as obras que se encontram paradas, o relatório enumera, entre outras, três “mega-empreitadas” de reabilitação urbana em Alfama, Mouraria e São Bento suspensas “por falta de pagamento”. No que diz respeito ao túnel do Marquês, há uma “factura em dívida de 3,5 milhões de euros” à Construtora do Tâmega SA e estão por cabimentar 5,3 milhões de euros.
Ah ele é isso! Não faz mal, aprova-se mais um empréstimo de 30 milhões de euros. E quem vier atrás…

Sem comentários: