05/08/2007

Ondas de calor

Um estudo publicado numa revista científica demonstra que nos últimos 100 anos as temperaturas na Europa subiram 1,6 graus centígrados. O estudo aponta para um futuro com verões ainda mais quentes. Estas ondas de calor, que nos últimos anos foram consideradas directamente responsáveis pela morte de centenas de pessoas em toda a Europa, estão a tornar-se mais frequentes e mais prolongadas.
De acordo com o estudo de um grupo de investigadores suíços que analisou à luz de novos métodos temperaturas máximas diárias de mais de 200 locais na Europa, as ondas de calor extremo são um sinal inequívoco de um progressivo aquecimento global.
A investigação, publicada numa revista da União de Geofísica Americana, vem demonstrar que desde 1880 as temperaturas subiram 1,6 graus centígrados e não 1,3 como até aqui era aceite pela comunidade científica. Segundo os investigadores, esta disparidade reside no facto de até 1930 o método de medir a temperatura não ser suficientemente fiável.
Por essa razão, concluem os cientistas, as estimativas de alterações nas temperaturas mais altas entre Junho e Agosto têm sido conservadoras. As ondas de calor, que em 1880 duravam, em média 1,5 dias, têm agora a duração de três dias 1.
E nós, o que fazemos no dia a dia para reduzir as causas das alterações climáticas? Pode-se aprender a ser neutro em carbono ou evitar contribuir para o avanço do aquecimento global e salvar o nosso Planeta?
As emissões de dióxido de carbono estão a alterar o clima da Terra, que está cada vez mais quente. Este fenómeno terá efeitos catastróficos se não o travarmos rapidamente. As emissões de dióxido de carbono são hoje 40% mais altas do que eram antes da Revolução Industrial e são as mais altas da história, em mais de 650.000 anos estudados.
Os efeitos da subida da temperatura já são visíveis. Os glaciares estão a retroceder a taxas nunca vistas, pedaços inteiros da calote de gelo Antárctica estão a quebrar-se, as estações quentes são cada vez mais longas e as tempestades cada vez mais violentas 2.
A compensação de carbono é uma forma prática e eficiente de contribuir para a protecção do ambiente e uma forma de se tornar uma parte da solução de um problema que afecta o planeta inteiro. Veja como neste link 3.

Sem comentários: