10/06/2009

Mais uma nova rede de bicicletas

A Câmara de Torres Vedras inaugura hoje um nova alternativa viária entre a cidade e a praia de Santa Cruz, uma ecopista que percorre as margens de um dos principais rios do concelho ao longo de 25 quilómetros.
“Vamos ter uma ecopista entre Torres Vedras, a Foz do Rio Sizandro e Santa Cruz sempre ao longo do rio Sizandro”, explicou o vereador do ambiente.
Junto ao Parque Regional de Exposições da cidade, os ciclistas podem iniciar aí o percurso pela ecopista em segurança até Santa Cruz. “O objectivo é promover uma vida saudável, até porque a ecopista pode ser também usada para pedestrianismo, e o contacto com a natureza”.
A ecopista possui cinco pontos de paragem e ainda um observatório de aves, inscrito na Rede Natura 2000, para que os ciclistas possam tirar maior partido da paisagem ou simplesmente descansar do trajecto. A ecopista surge num momento em que, sustentou o autarca, o rio Sizandro “está praticamente despoluído” e começa a haver flora e fauna própria, como enguias ou tainhas.
De acordo com o vereador, 99% dos esgotos domésticos que drenam para a Bacia Hidrográfica do Rio Sizandro estão a ser tratados, estando em curso obras nas freguesias da Carvoeira, Carmões e Dois Portos que vão resolver em definitivo a poluição provocada pelo saneamento doméstico. A faltar fica o tratamento dos efluentes agro-industriais e agro-pecuários, para o qual o município prevê recorrer a fundos comunitários e vir a integrar a empresa Trevoeste, que vai resolver os problemas de poluição causados pelas suiniculturas.
A ecopista é a terceira do concelho de Torres Vedras, existindo uma entre Santa Cruz e a praia de Porto Novo e outra na cidade, ligando a zona sul da cidade ao Parque Regional de Exposições.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só uma pequena correcção de alguém que vive em Torres Vedras.

Torres Vedras não tem mais duas outras ecopistas, são duas ciclovias e a de Torres Vedras de muita má qualidade.

Esta nova Ecopista é para BTT, por isso não se aventurem em bicicletas de estrada.