14/05/2007

Guerrilheiros dos jardins ( Guerrilla Gardening)


"Contam-se (...) já por muitas centenas, os guerrilheiros de jardins que se encontram espalhados pelos quatro cantos do mundo, seguindo uma prática que remonta já a séculos passados. Clandestinamente, partes inteiras do espaço público são tratadas e cultivadas mediante actos não autorizados.
A guerrilha contra a negligência que afecta os espaços públicos não pára de crescer. Individualmente ou em grupos, os guerrilheiros dos jardins fazem as suas surtidas pela calada da noite a fim de salvaguardar o espaço público que tão maltratado é por quem deveria ser o seu garante."

Original, este tipo de acção (descoberta via Pimenta Negra), que conta já com um site próprio (http://guerrillagardening.org/) e que se opõe aos caos urbanístico e especulação imobiliária, procurando aumentar a área verde dentro das nossas cidades (e que se torna necessária quando as entidades competentes falham no seu papel...).

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá sou a Martó, sou de opinião que se podia criar um grupo de arranque para começar a tratar dos nossos bocadinhos de terra negligenciada, com plantas de estaca que são podadas e por isso não requerem gastos para a sua obtenção, por exemplo.
Sou de Lisboa, tenho 31anos e lanço o desafio, a quem se sensibiliza por este assunto. Vamos Vamos dar natureza aos cantinhos e bocadinhos de terra para ela viver.
Acho que a melhor forma é mesmo em trabalho de equipa, não tanto pelo trabalho exigido mas pela cooperação em boas ideias, e boas acções pensadas por todos.

Lourenço de Almada disse...

Olá Viva!
Já há mais de um grupo a guerrilhar em Portugal.
O "nosso" é este -
http://groups.google.com/group/guerrilha-de-jardins
- queremos novos membros activos e boas ideias. Temos todo o gosto em aumentar o numero de acções e adesões para as nossas e as novas iniciativas. ;-)) Abraço