10/08/2007

Carro movido a ar

O Vasco, personagem infantil do Oceanário de Lisboa 1, sempre atento às novidades ambientais, divulga algo fantástico: um carro movido a ar! Parece impossível, mas não é!
A ideia foi desenvolvida pelo Guy Negre, da empresa MDI e ex-engenheiro da Fórmula Um. O motor é movido a ar comprimido e tem uma autonomia de 200 km, até precisar de ser reabastecido. O carro atinge 110 km/h mas o depósito pode ser cheio com meia-dúzia de tostões, o que é bastante simpático.
Já para não falar do facto de que a poluição associada a este tipo de motor é zero. Vamos lá ver se esta ideia vai para a frente e esperemos que não morra, como aconteceu com o carro eléctrico.
Para mais informações sobre o ‘Air Car’ consulte o URL Got 2 Be Green 2.
Para mais informações sobre o fim do carro eléctrico consulte o URL Who Killed the Electric Car 3, onde poderá descarregar o filme que até foi feito sobre este assunto, e que passou, infelizmente, bastante despercebido pelo público. Mas não passou despercebido pelo Vasco, que está sempre atento às macaquices anti-ambientais que se vão fazendo por aí !

1 comentário:

Anónimo disse...

Movido a hidrogénio também não polui nada localmente.. Agora a produção de hidrogénio ou ar comprimido tem que ser feita de alguma maneira. Ou seja, implica gasto de energia noutro local.
Claro que já é uma grande vantagem para as cidades ("afastar" a poluição com impacto meramente local), mas a em termos globais...
Há ainda a questão da eficiência energética. Para se gastar X em energia em ar comprimido, teve que se gastar 10X ou 20X a comprimir esse ar...