11/08/2008

As alterações climáticas no Dia Internacional da Juventude

A Assembleia-Geral das Nações Unidas na sua resolução 54/120 de 17 de Dezembro de 1999, endossou a recomendação feita pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (Lisboa 8-12 de Agosto de 1998) que declarou o dia 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude.
A Assembleia recomendou que se organizassem actividades públicas informativas, no sentido de apoiar este Dia, para melhor promover o conhecimento do Programa Mundial da Acção para a Juventude no ano 2000 e vindouros, adoptado pela Assembleia-Geral em 1995 (Resolução 50/81)
O documento contém recomendações especiais para os governos e organizações, relacionadas com a adopção de políticas para a juventude em diversas áreas como: o emprego, a educação, a luta contra a pobreza, ou a saúde.
Para este ano, a ONU (Organização das Nações Unidas) propôs como tema de reflexão para o Dia Internacional da Juventude é “Juventude e as alterações climáticas: o tempo de acção” 1.
Em Portugal, o IPJ anuncia como comemoração para o dia de amanhã, 12 de Agosto, um conjunto de actividades e disponibiliza acessos gratuitos a um conjunto de serviços, de infraestruturas e de transportes 2.
Os jovens com idades entre os 12 e os 25 anos vão poder usufruir de viagens gratuitas nas empresas de transporte públicos de Lisboa e do Porto, uma iniciativa realizada no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Juventude.
Para poder usufruir de viagens grátis, os jovens têm apenas de comprovar a sua idade através da apresentação do Bilhete de Identidade junto das bilheteiras.
“Desta forma, todos os jovens poderão deslocar-se gratuitamente nas redes da Transtejo/Soflusa, CP (serviços urbanos), Metropolitano de Lisboa e do Porto, Carris e STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto)”, indica uma nota da Secretaria de Estado dos Transportes 3.
Para além da oferta grátis na circulação em alguns transportes públicos, lamentavelmente nada informa sobre a temática das ‘alterações climáticas’ proposta pela Nações Unidas.

Sem comentários: